O Setor de Hemodinâmica do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap) recebeu, por meio de verba da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e do Ministério da Educação (MEC), um novo aparelho de angiografia mais moderno e preciso.  O equipamento realiza diagnósticos e terapias nas áreas cardiovascular, neurovascular, arteriografias abdominal, membros e cerebral.

Um exemplo da utilização do equipamento é a colocação de marcapassos ou procedimentos altamente especializados, como troca de válvula por cateterismo. A angiografia possibilita a captura de imagens dos vasos sanguíneos, permitindo um diagnóstico mais profundo de doenças cardiovasculares, em especial, o infarto do miocárdio. 

As instalações para o equipamento passaram por adequação na parte elétrica, climatização, além de revestimento para proteção contra a radiação. O angiógrafo está em fase de instalação, ampliando em breve o atendimento à população.

O Huap, que já contava com um angiógrafo, agora terá dois. Segundo o diretor do hospital Tarcílio Rivello, a importância da chegada desse  segundo aparelho é a possibilidade de criar novas equipes, além de otimizar a demanda para que os pacientes não sofram com grandes esperas.

“A tendência é nos tornarmos referência em atendimentos neurovasculares e cardiovasculares intra e extracardíacos”, destacou.