A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres da Prefeitura de Niterói (Codim) preparou, para março, várias atividades em homenagem ao mês da mulher. Já no primeiro dia (01) aconteceu a abertura com uma celebração inter-religiosa e o lançamento da campanha Mulheres no Poder.

A programação é extensa e conta com palestras, aulas de yoga, oficinas, sessão de cinema, rodas de conversa, jogos esportivos, sessão de fotos, cursos, concurso, capacitação e shows. Neste sábado (07) às 10 h, por exemplo, acontece a Roda de Conversa sobre ‘O papel da Economia Solidária no esforço de emancipação das Mulheres’ na feira da Ecosol, no Campo de São Bento, com produtos de vestuário, acessórios e alimentação feitas por artesãs e artesãos, assim como vai rolar em Itaipu às 10h30. Já às 12 h, no Caramujo, haverá campeonato de futebol feminino.

No domingo (08) às 10 h, a Praça do Barreto recebe o ‘Desperta Mulher’ com palestras, roda de capoeira, slam feminino, oficinas, ação social, feira cultural e shows com participação do Baque Mulher. Também às 10 h, na Praça Mahatma Gandhi, no Engenho do Mato, um delicioso café da manhã acompanha a roda de conversa ‘Relacionamento abusivo: como identificar?’. Às 14 h, o Instituto Aldeia, em São Francisco, debate a inclusão da mulher indígena na geração de renda.

Na segunda-feira (09) às 14 h, é a vez da Varanda da Reitoria da UFF, em Icaraí, receber um evento relacionado à campanha. Diferentes Formas de Ser Mulher na UFF discute o “Protagonismo feminino”.

Terça-feira (10) é dia de agenda lotada, começando com uma sessão de fotos com as participantes do Serviço de Convivência de Artesanato no CRAS Santa Bárbara às 8 h. Às 9 h acontece o Mês da Mulher no IFRJ Campus Niterói, no Sapê. Já no Prédio da Rodoviária, no Centro, tem Saúde da Mulher com Adama (10 h), Exercícios Corporais para os Ciclos Femininos (11 h) e Oficina de Automassagem e Meditação (12 h). Às 14 h, a Praça Vital Brasil recebe o seminário ‘Atenção à Saúde da Mulher Negra’.

Na quarta-feira (11) às 11 h, ocorre uma roda de conversa sobre violências e machismo com a população de rua no Centro Pop, na rua Coronel Gomes Machado.

A quinta-feira (12) também está cheia. No auditório da Codim, no Centro, às 9 h, apresenta-se o debate ‘Sexualidade da Mulher Idosa’. No mesmo horário, na Policlínica Regional Guilherme Taylor March (ao lado do Detran). Já às 14 h, uma roda de conversa no Terminal João Goulart comenta sobre o papel da Economia Solidária no esforço de emancipação das Mulheres na Feira da Ecosol com produtos de vestuário, acessórios e alimentação feita por artesãs e artesãos. Às 16 h, na Academia Niteroiense de Letras, no Centro, acontece o seminário ‘A Contribuição da Mulher no Movimento Educacional, Sociocultural e Ético: Simbolismo e Essência’.

Na sexta-feira (13) às 14 h, uma roda de conversa elucida as novas ideias no combate da violência doméstica, na OAB Niterói, no Centro.