Secretário de Saúde informa que cidade registrou 26 óbitos, 176 pessoas em quarentena, 167 recuperadas e reforçou a necessidade de manter o isolamento social 

Niterói chegou, neste sábado (2), a 431 casos confirmados de Covid-19, com 176 pessoas em isolamento domiciliar em casa, acompanhados pela Fundação Municipal de Saúde, e o registro de 26 óbitos. Há 62 pacientes com a doença internados em hospitais. A cidade contabiliza 167 pessoas recuperadas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, a tendência é que o número de casos positivos na cidade aumente, já que a Prefeitura adquiriu, com recursos próprios, 50 mil testes rápidos sorológicos, aprovados pela Anvisa, e está testando as pessoas com sintomas leves da doença. De acordo com o protocolo desenvolvido pela FMS, Universidade Federal Fluminense e Fundação Oswaldo Cruz, o teste rápido pode ser realizado em pessoas com sintomas de Covid-19 a partir do oitavo dia.

“Estamos em um momento decisivo. O Brasil é o principal foco da pandemia. Os casos confirmados e as mortes estão aumentando, o sistema de saúde dos estados e das grandes cidades começa a colapsar. É nesse momento que a gente precisa compreender a necessidade de se proteger, ficando em casa. Precisamos manter o isolamento social”, destaca o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira.

Ele ressaltou ainda que a Prefeitura inaugurou, na última quarta (29), o primeiro centro de referência de quarentena do País. O Ciep Esther Botelho Orestes, no Cantagalo, já havia sido reformado pelo Município e foi adaptado para receber moradores de comunidades com sintomas leves que testarem positivo para Covid-19 e não tiverem condições de cumprir o isolamento social sem colocar em risco pessoas que moram na mesma casa. Serão oferecidas 6 refeições diárias, além de atendimento médico, psicológico e assistência social. A unidade possui 120 vagas.

As medidas de isolamento estão em vigor até 15 de maio e as aulas da rede municipal de Educação foram suspensas até o dia 30. O uso de máscaras é obrigatório na cidade.