Comércio varejista de rua, clubes e templos religiosos poderão funcionar seguindo protocolos. Campo de São Bento e Hortos do Barreto e Fonseca terão horário para prática de atividade física individual

Em pronunciamento nas redes sociais da Prefeitura, na noite desta sexta-feira (19), o prefeito Rodrigo Neves anunciou que, a partir de segunda-feira (22), a cidade entra no estágio amarelo nível 2, penúltima fase de transição gradual da cidade, já que a cor verde só será atingida com a vacina contra o coronavírus. Todos os estabelecimentos e espaços públicos autorizados a funcionar nesta fase e os devidos protocolos que deverão ser seguidos serão publicados no Diário Oficial deste sábado (20).

De acordo com as novas regras, poderão funcionar pequenos e médios comércios varejistas de rua com 50% de capacidade do estabelecimento e com horário de funcionamento de 12h às 20 horas. Os centros comerciais de rua da Região Oceânica e de Pendotiba também poderão abrir. Clubes estarão liberados para a prática de atividades físicas individuais e com restaurantes e bares fechados. Os templos religiosos também poderão abrir suas portas para atividade presencial com 25% de ocupação dos assentos e com a regra de distanciamento social.

O Campo de São Bento, em Icaraí, o Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) e o Horto do Fonseca poderão abrir das 10h às 20h30, apenas para a prática de atividades individuais e caminhada. Os outros parques e praças da cidade continuam fechados. As praias da cidade e os quiosques da orla também permanecem fechados. O horário para a prática de atividades físicas no calçadão também sofreu alteração: das 10h30 às 12h30 será exclusivo para idosos. Das 6 às 10h30 e das 16 às 22 horas para os demais.

“Graças à perseverança e disciplina de toda a população niteroiense, e também às ações da Prefeitura de Niterói, que foram duras, mas no momento certo para conter o avanço da pandemia do coronavírus, hoje atingimos índices que nos permitem avançar para o nível Amarelo 2 no plano de transição gradual para o novo normal. Para tomar essa decisão, levamos em consideração os mais de 20 mil testes realizados, o achatamento da curva de transmissão e de óbitos, além da marca de 75% de recuperados da doença e de 35% de leitos ocupados. Fizemos o que parecia impossível. Achatamos a curva de transmissão da doença e impedimos um colapso na rede pública de saúde, enquanto trabalhávamos na expansão da retaguarda de saúde. Isso salvou centenas de vidas em Niterói”, afirmou Rodrigo Neves.

Os shoppings continuarão fechados ao público até uma nova avaliação dos indicadores. Até lá, estes estabelecimentos poderão operar com sistema drive-thru das lojas, no qual os clientes só podem acessar os estabelecimentos de carro para a retirada dos produtos comprados previamente.

Escolas, universidades, academias de ginástica, teatros e cinemas permanecem fechados. Bares e restaurantes também, sendo permitido apenas o sistema delivery. Atividades de excursões e passeios não estão autorizados nesta fase. Profissionais de Educação Física podem desenvolver suas atividades em espaços abertos, como praias, parques e áreas abertas dos clubes. A recomendação é para que pessoas acima de 60 anos continuem trabalhando home office.

“Estávamos até hoje no estágio laranja, onde a pontuação vai de 10 a 15 pontos. A métrica calculada no dia de hoje nos coloca com uma pontuação de 7,63, que é do nível amarelo 2, que vai de 5 a 10. E isso permite que avancemos a partir da segunda-feira para esse novo estágio no plano de transição gradual para o novo normal”, disse o prefeito.

Todos os estabelecimentos autorizados a funcionar devem seguir todas as recomendações de funcionamento como a obrigatoriedade do uso de máscara, a medição de temperatura e álcool em gel na entrada, além das regras de distanciamento social dentro e fora dos estabelecimentos.  O prefeito lembrou, também, que as barreiras sanitárias com os municípios limítrofes continuam nas entradas da cidade, assim como a medição de temperatura na estação das barcas e a fiscalização em terminais rodoviários. O uso de máscara também continua sendo obrigatório.