Distância mínima entre mesas passa para 1,5 metro. Atividades de música ao vivo serão liberadas a partir de 15 de outubro

Bares e restaurantes de Niterói poderão funcionar até duas da manhã às sextas, sábados e vésperas de feriados, a partir de sábado (10). A distância mínima entre as mesas em ambientes internos passará de 2 metros para 1,5 metro na mesma data. E a partir do dia 15 de outubro será retomada a atividade de música ao vivo nesses estabelecimentos. A mudança nas regras para o funcionamento de bares e restaurantes de Niterói foi anunciada pelo prefeito Rodrigo Neves, em pronunciamento nas redes sociais.

Ele destacou que as medidas foram definidas em diálogo com representantes do setor da gastronomia, seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde e do Gabinete de Crise.

“O setor de gastronomia é muito importante para a economia de Niterói e, graças à consciência dos nossos empresários e da população, que estão cumprindo os protocolos de higiene e distanciamento social, estamos conseguindo retomar, com responsabilidade, as nossas atividades e, ao mesmo tempo, vencer essa batalha pela vida. E a volta da música ao vivo vai auxiliar o setor da cultura, que foi um dos mais atingidos pelas medidas de restrição adotadas no combate à pandemia”, explicou Rodrigo Neves.

O prefeito anunciou, também, que a partir do próximo dia 20, as 20 maiores praças de diferentes regiões da cidade, que estão fechadas desde março, serão reabertas como espaços de convivência, seguindo os protocolos de higiene e distanciamento social.

“Esses espaços estão fechados desde março. Em junho, reabrimos os principais parques, como o Campo de São Bento, o Horto do Fonseca, o Horto do Barreto e o Parque da Cidade, seguindo os protocolos. Na próxima semana, daremos algumas orientações sobre a reabertura das grandes praças, já que vamos precisar contar com a consciência cívica dos cidadãos”, disse o prefeito. “No caso dos brinquedos, por exemplo, é muito importante que cada responsável das crianças e adolescentes nos ajude no sentido de manter a higiene desses locais. A cidade precisa retomar suas atividades seguindo o conceito desse novo normal, com o uso de máscara, distanciamento social e cuidados redobrados com a higiene”, reforçou.