Agentes de trânsito passam a fiscalizar infrações cometidas por motoristas a partir das câmeras de videomonitoramento do Centro de Controle Operacional – CCO, e podem autuar quem for flagrado desrespeitando as leis de trânsito nas ruas da cidade. A nova fiscalização da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) já está valendo.

“O Código de Trânsito Brasileiro permite que a fiscalização de trânsito seja feita por equipamento audiovisual e que motoristas infratores sejam autuados. Além do flagrante feito pelo agente de trânsito, que por si já é válido, teremos também imagens comprovando a infração. Portanto, as câmeras do CCO, que já são utilizadas no nosso planejamento de trânsito para monitorar o fluxo e o volume de veículos, nos servirão também para autuar motoristas que estejam cometendo irregularidades”, disse Gilson Souza, presidente da NitTrans .

O efeito positivo da fiscalização por vídeo sobre a atitude do motorista na rua deve trazer bons resultados ao trânsito da cidade, conforme cita a diretora de Planejamento de Trânsito da NitTrans, Amanda Machado.

“A intenção da fiscalização é fazer uso da tecnologia em parceria com os agentes de trânsito para trazer mais conforto e segurança viária à população”, disse.