A Prefeitura de Niterói está apostando na inspeção robótica para a avaliação de galerias pluviais de difícil acesso, e estudando possíveis soluções para os locais, caso necessário. O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), utiliza robôs comandados por controle remoto. São diferentes tipos de equipamentos utilizados em rios e canais como robôs que flutuam, drones e câmeras.
“Vamos mapear a extensão de grandes trechos de rios cobertos. Estamos avaliando as estruturas e identificando obstruções. Após as vistorias, são emitidos laudos e, caso seja constatada a necessidade de reparo, são programados os serviços”, enfatizou o prefeito Axel Grael.
O trabalho foi iniciado em janeiro e a duração é de 18 meses. De acordo com a Seconser o serviço já foi realizado na Martins Torres (Santa Rosa), Alameda São Boaventura em toda a parte coberta do canal, próximo a Ponte Rio-Niterói, na altura do clube Marajoara até a entrada da Ilha da Conceição e canal da Washington Luiz, no Centro. Entre os próximos locais que receberão a inspeção robótica estão o Rio Icaraí, Rio Maruí (Barreto), Fazendinha (Cafubá), canal da Ary Parreiras, São Francisco e Ilha da Conceição.