As ruas de Niterói ganharão um reforço de mais 50 câmeras inteligentes que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade. Elas se somarão as 522 que já monitoram o município através da vigilância 24 horas do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), ferramenta que auxilia as forças de segurança no combate à criminalidade. Os novos equipamentos, com tecnologia de ponta, devem ser instalados em breve na cidade em um planejamento que inclui ruas de todas as regiões.Atualmente o cercamento eletrônico conta com 70 câmeras inteligentes.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública, responsável pelo sistema, também colocará em prática neste semestre um pacote de medidas que inclui: boletim eletrônico de ocorrências, utilização de quadriciclos e bicicletas eletrônicas pela Guarda Municipal, além de estudar a ampliação do uso de tecnologia de ponta (Projeto Cisp 2.0).

“A cidade se planejou, e, através das ações implementadas pelo Pacto Niterói Contra a Violência, ampliamos a atuação do Cisp, unindo a tecnologia e o operacional que fica lá na ponta com nossas equipes de rua. A população hoje sabe que tem esse apoio. Utilizamos dados consolidados para implantarmos nossas ações”, explicou Paulo Henrique de Moraes, secretário de Ordem Pública de Niterói.