A Praia do Sossego, na Região Oceânica, recebeu pela segunda vez o prêmio Bandeira Azul, que é dado às praias e marinas que se destacam, entre outras coisas, por boas práticas ambientais. Niterói, além de premiada, foi a anfitriã da cerimônia que recebeu presencialmente todos os premiados do ano. O evento foi realizado na sexta-feira (11), no Guarderya Beach Club, em Jurujuba, e contou com as presenças de gestores de praias e marinas, secretários de Meio Ambiente e representantes de prefeituras de diversas partes do país.

Além de Niterói, outras 28 praias e 11 marinas também receberam a certificação para a temporada 2022/2023.

A implantação da infraestrutura foi fundamental para a primeira premiação da Praia do Sossego, no ano passado. Este ano, as ações de educação ambiental desenvolvidas de forma periódica pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente contribuíram ainda mais para a nova certificação.

Entre as atividades desenvolvidas estão práticas educativas abordando temas como gestão de resíduos, consumo de plástico de uso único (descartáveis) e poluição do ambiente marinho junto a estudantes das escolas da rede municipal; capacitação dos funcionários da Prefeitura de Niterói para gestão ambiental local; instalação de placas educativas com informações sobre a fauna local, com o objetivo de torná-la conhecida e sensibilizar a comunidade para a importância de sua preservação.

A Secretaria de Meio Ambiente também promoveu a divulgação, nas mídias sociais, de informações sobre a Praia do Sossego, incluindo a fauna e flora locais, e o importante papel ecológico da praia como parte do Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), com o objetivo de torná-la conhecida e assim promover o uso sustentável para recreação e turismo.