Um pequeno pedaço de paraíso em Niterói, que sofreu com a ação do tempo e a degradação do homem, a Ilha da Menina, em Itaipu, começou a ter o seu ecossistema reconstruído na última sexta-feira (16). A intervenção, que inclui o plantio experimental de mudas nativas, faz parte do Projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social, executado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Restaurar a vegetação da ilha, que fica a cerca de 1 quilômetro da Praia de Itaipu, exige uma logística complexa para o deslocamento em barco e bote das mudas e ferramentas para o plantio. Além dos técnicos, o trabalho envolve ainda voluntários e representantes do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), da Reserva Extrativista de Itaipu (Resex), do Departamento de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC) e do grupo de canoa havaiana Vou de Canoa.

Antes da intervenção prática, foi realizado um diagnóstico meticuloso sobre a formação vegetal, tipo de solo, fauna, presença de água doce e profundidade associados à topografia. Após o levantamento, teve início a elaboração do planejamento para as incursões visando o plantio, manutenção e monitoramento de plantas nativas e invasoras.