Menos de um ano depois do último Carnaval, que em 2022 aconteceu excepcionalmente em abril por conta da pandemia, mais de 20 mil pessoas lotaram as arquibancadas do Caminho Niemeyer para assistir ao desfile das escolas de samba do Grupo A. O prefeito Axel Grael e o vice Paulo Bagueira, além de diversas outras autoridades, estiveram presentes no local para curtir o evento e abrir oficialmente o desfile.

O desfile oficial foi aberto pela Corte Momesca, formada pelo Rei Momo Renato Metello, a Rainha Paolinha Nascimento e a Princesa Rayanne dos Santos, acompanhados pelos blocos “Não é Não”. A Escola de Samba Cacique da São José iniciou festa dos foliões com o enredo “Festas”, seguido pela Unidos da Região Oceânica, cujo enredo foi “Magia dos Seres Elementais da Natureza”. Em seguida, a Souza Soares levantou a plateia com o enredo “Sou Mariá da Souza, orgulho de ser mãe, Exemplo de Raça, Força e Fé”.

A Magnólia Brasil levou as arquibancadas ao delírio com o enredo “Sorriso Negro”, enquanto a Experimenta da Ilha contou a história com o enredo “Pelas Mãos do Criador, um Tributo à Niterói”. A Folia do Viradouro contou a saga de Teresa de Benghela.

E os foliões continuaram sambando muito com a Alegria da Zona Norte, que cantou o enredo “De Pindorama ao Brasil”. A Sabiá desfilou o enredo “Resistir Para Existir, África a Raça Que a Mordaça Não Calou”. Fechando a noite, a Mocidade Independente de Icaraí cantou e contou o enredo “Iyá’s, Matripotência Mocidade”.