Fonoaudióloga renomada comemora data especial e relata importância do cuidado com a laringe

Neste domingo, dia 16 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Voz, que é um instrumento que nos permite juntar emoção à palavra e dar uma riqueza única à comunicação. A data é comemorada desde 2003 e foi criada para conscientizar a população sobre a importância da voz e dos cuidados necessários para preservá-la. Devido à data especial, o jornal Folha de Niterói conversou com a fonoaudióloga Marriet Pires, profissional da cidade que trabalha com diversos cantores da cidade.

“Não meço esforços e empenho para promover entendimento e conscientização sobre a prevenção da laringe, que é uma ‘orquestra viva e complexa’, ‘palco’ das pregas vocais responsáveis pela sonoridade refinada chamada voz”, disse Marriet.

Um de seus pacientes é a soprano Magda Beloti, coralista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ela é acompanhada por Marriet há sete anos.

“Quando soube que teria que dar um tempo nas minhas atividades artísticas devido a um problema na voz, pensei que tudo teria um fim. Após pensar e conversar muito sobre o assunto, cheguei a conclusão de que não devemos perguntar a Deus o por quê? E sim o para que? Agora, começando a minha reabilitação vocal, sei que será uma nova fase, um momento que Deus está preparando para mim”, relatou Magda.

Já Alexandre Marmita, da famosa Roda de Samba do Marmita, se prepara para mais uma cirurgia. O sambista também está sendo acompanhado por Marriet Pires.

“A voz leva meu corpo e minhas inspirações mundo afora, e há mais de trinta anos, literalmente, me alimento dela, mas nem sempre a trato como ela merece. Com tanta correria, nessa gangorra de cuidados e excessos, me preparo para mais uma cirurgia e um período de reabilitação com a terapia fonoaudiológica. Agora é respirar, confiar em Deus e nos profissionais que vão me ajudar a ter uma voz saudável”, disse Alexandre.

As comemorações que deram origem ao Dia Mundial da Voz começaram no Brasil em 1999 como resultado de uma iniciativa de médicos, fonoaudiólogos e professores de canto que pertenciam à antiga Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz (SBLV).