O equipamento instalado no Palácio das Laranjeiras está em funcionamento há 117 anos e preserva as suas características estéticas originais.


A história da Otis (NYSE: OTIS), líder mundial na fabricação, instalação e serviço de elevadores e escadas rolantes, no Brasil começou em 1906, quando o seu primeiro equipamento 
foi instalado e ainda hoje está em funcionamento no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

O elevador está localizado na residência oficial do Governador do Estado do Rio de Janeiro e não é um elevador comum: em funcionamento há mais de 117 anos – e mantido pela Otis desde então -, as suas características estéticas originais são preservadas, seguindo o padrão decorativo do edifício, exibindo todo o requinte do Rococó francês. As suas duas paradas conduzem a uma sala de reuniões no primeiro andar e às salas pessoais para uso exclusivo do Governador.

Uma das principais características é a porta pantográfica. “A porta é manual e sabemos que é uma raridade, muito especial, por isso a tratamos, assim como as outras partes do elevador, com muito cuidado e carinho”, diz Luiz Claudio Freitas de Oliveira, técnico de serviços da Otis, que tem sido responsável pela manutenção do elevador nos últimos 16 anos.

Em 2006, quando completou 100 anos, o elevador foi submetido a uma modernização tecnológica. O seu controle foi alterado e as chaves – originalmente fabricadas de cobre e carvão – foram substituídas. E a comemoração foi dupla: a cerimônia de 100 anos da Otis ocorreu no próprio Palácio das Laranjeiras. 

“Manter o primeiro elevador Otis na nossa carteira até os dias de hoje é uma honra para a nossa equipe. Nossa história no país começou com este equipamento, então ele tem um significado muito especial para nossa empresa”, diz Álvaro Netto, diretor geral da Otis no Brasil.