Evento terá 17 dias de duração com competições de seis modalidades esportivas, disputadas dentro e fora d’água

A partir do dia 9 de junho (sexta-feira), Niterói será o epicentro dos esportes praticados ao ar livre. A cidade recebe a 11ª edição do Itacoatiara Pro, festival que começa com a etapa Grand Slam do circuito mundial de Bodyboard, seguida de uma etapa do campeonato brasileiro da modalidade, além de competições de Downhill, Vela, Surf e Bodysurf, esporte estreante nesta edição.

A primeira grande atração, o Itacoatiara Pro World Contest (Mundial de Bodyboard), vai reunir centenas de atletas de mais de 20 países em busca de pontuação para o ranking e mais de R$ 150 mil em premiações. A praia que batiza o festival tem fama internacional pelas ondas potentes e tubulares. É neste cenário desafiador que também acontecem as competições de Surf e Bodysurf, além da etapa do circuito brasileiro de Bodyboard, logo após o mundial.

Recentemente, Itacoatiara foi destaque na mídia e em plataformas digitais com ondas com 10 metros de face registradas em vídeos que viralizaram nas redes sociais e principais telejornais do país. Itacoatiara chegou a ser comparada com a Praia de Nazaré (Portugal), que registra as maiores ondas do planeta.

O mundial de bodyboard trará a elite do esporte novamente para Niterói, que tem muita tradição na modalidade. Foram convidados nomes de peso como Lucas Chumbo, Pedro Calado, Gabriel Sampaio, Kalani Latanzi, entre outros renomados surfistas de ondas grandes.

“Em seguida, teremos o campeonato brasileiro de Downhill (no Parque da Cidade) e o campeonato estadual de Vela (na Praia de Charitas). Já no segundo semestre, teremos a continuidade da agenda esportiva com os circuitos de Skate, Parapente, Canoa Havaiana, além dos grandes shows e atrações culturais do Itacoatiara Pro que fazem o maior sucesso com a população”, explicou Giuliano Lara, idealizador do evento.