Para comemorar os 120 de Cândido Portinari, a expo junta 20 obras do pintor e oferece oficinas de música, teatro, arte e recreação

Portinari em Niterói! A Biblioteca Parque de Niterói, no Centro, receberá, entre os dias 06 e 17 de junho, a exposição “Portinari, Arte e Meio Ambiente”, que faz parte do projeto “Portinari nas Quebradas”. Com foco em aproximar crianças e jovens das obras desse pintor ímpar da arte brasileira, a mostra chega à BPN graças a uma parceria entre o Projeto Portinari e a Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói.

Em comemoração aos 120 anos de Portinari, o foco do projeto foi levar, de maneira inclusiva e com linguagem atual, a arte desse pioneiro do modernismo brasileiro para os locais que mais lhe serviram de inspiração: as “quebradas”. A programação completa inclui, além da exibição de 20 obras do pintor, oficinas de arte, teatro, música e recreação com monitoria de arte-educadores locais capacitados monitores do projeto. 

Criado em 1979, o Projeto Portinari foi iniciado por José Cândido, filho do artista Candido Portinari, em homenagem ao pai. A iniciativa foca em resgatar a vida e obra do pintor e em promover ações para expandir o legado artístico de Portinari para o público, em especial jovens e crianças. Além de Niterói, o projeto já passou por Rio de Janeiro, na comunidade da Cidade de Deus, e por Magé, na Região Metropolitana.