Festival de esportes que está em sua 11ª edição na cidade de Niterói continua na semana que vem com mais competições de Bodyboard, Surf, Bodysurf, Downhill e Vela

16/06/2023 – O chileno Moises Silva sagrou-se campeão da etapa do Mundial de Bodyboard que terminou nesta sexta-feira (16) na Praia de Itacoatiara, em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O atleta venceu o havaiano Tanner McDaniel, atual líder do ranking, ao pegar uma onda nos minutos finais da bateria que lhe rendeu uma nota 8,5. Dividindo o 3⁰ lugar na competição ficaram os atletas Ethan Capdeville, da França, e Rodrigo Silva, também do Chile e irmão gêmeo do campeão do Itacoatiara Pro World Contest 2023.

“Tanner é um bodyboarder excelente, radical e muito técnico. Sabia que para vencê-lo teria que tomar boas decisões. Esperei um momento, confiei em Deus e graças a Ele deu tudo certo. Vou comemorar a vitória em minha casa, com minha gente e também com toda a galera aqui do Brasil, que faz eu me sentir em casa. Estou muito feliz e agradecido por tudo e por cada pessoa que fez seu trabalho no evento, meus patrocinadores, minha família, meu irmão e todas as pessoas que estão sempre comigo”, disse o atleta logo após o término da bateria final, ainda bastante emocionado.

A etapa do mundial de Bodyboard faz parte do festival Itacoatiara Pro que segue em sua 11ª edição na próxima semana com competições de Surf, Bodysurf (surfe de peito), Downhill e Vela, além do campeonato brasileiro de Bodyboard que começa no dia 23. O festival tem o apoio da Prefeitura de Niterói.
“O Bodyboard tem tudo a ver com Itacoatiara que recebe tradicionalmente esta etapa do circuito mundial. É um prazer estar aqui representando a prefeitura e poder realizar mais uma edição deste evento, em parceria com a associação internacional de Bodyboard”, ressaltou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Rubens Goulart, que acompanhou as finais do Itacoatiara Pro World Contest 2023.

A competição contou com atletas profissionais de mais de 20 países em busca de pontos para o ranking e R$ 150.000 em premiações. Os brasileiros Uri Valadão (campeão do mundo em 2008) e Sócrates Santana (bicampeão mundial na categoria júnior) chegaram até as oitavas e as quartas de final, respectivamente.

“Pelo segundo ano consecutivo o caneco vai para o Chile. Em 2022, o campeão foi o atleta chileno Alan Munoz e neste ano o Moises chegou na final após vencer seu irmão gêmeo numa disputa também acirradíssima nas semifinais”, contou Giuliano Lara, diretor da competição e idealizador do Itacoatiara Pro.

Depois do Brasil, o tour mundial segue para as Ilhas Maldivas, depois Marrocos, França, África do Sul e Ilhas Canárias.

A etapa do Mundial do Bodyboard em Niterói foi transmitida pelo canal da International Bodyboarding Corporation (IBC) e chegou a ter mais de teve 50 mil visualizações, nos momentos de pico.