A duas semanas da inauguração do Mercado Municipal de Niterói, nesta quarta-feira (12), uma comitiva da Prefeitura esteve no local para vistoriar os últimos detalhes da obra. Com a inauguração marcada para o próximo dia 27, além da empresa que está finalizando as obras do Mercado Municipal, os lojistas que terão empreendimentos no local trabalham a todo vapor para a abertura do local totalmente remodelado, depois de ter ficado quase 40 anos fechado.

“Esse será com certeza um dos pontos turísticos de Niterói, um lugar para fazer negócios, um lugar para que a gastronomia da cidade se desenvolva”, disse o prefeito Axel Grael.

A Prefeitura de Niterói e o Consórcio Novo Mercado Municipal firmaram uma Parceria Público Privada (PPP) para a reforma e gestão do espaço por 25 anos. O investimento do consórcio é de R$69 milhões em três anos, sendo R$ 30 milhões na reforma do prédio. O empreendimento também será responsável por gerar mais de 2 mil empregos diretos e indiretos.

Dono do restaurante Sagrado Mar, o empresário Glauco Cruz explica alguns dos pratos que servirá no empreendimento que empregará 22 pessoas.

“A gente vem tentando trazer um conceito de atendimento e qualidade de culinária com transparência, saborização, glamour e um preço que seja acessível. Nosso restaurante, como o próprio nome diz, servirá frutos do mar. Mas o nosso diferencial será mesmo o menu degustação, que terá seis mini porções, proporcionando que o nosso cliente prove um pouco de cada um de nossos principais pratos”, contou Glauco.

Já a paraibana Socorro Feliciano, proprietária da Budega Produtos Nordeste, viu o Mercado Municipal como uma forma de expandir os negócios. A empresária já tinha uma loja em Petrópolis e resolveu vir para Niterói quando conheceu o projeto da Prefeitura.

“Analisamos a proposta e vimos que realmente é um mercado que tem história, que tem cultura, tem todo um fato econômico, histórico, cultural por trás. A proposta é excelente!”, contou Socorro.

Serão 172 lojas com produtos de todo o estado nas áreas de gastronomia, decoração, cervejarias, charcutaria, peixaria, artesanato, queijaria e lanches rápidos, entre outras. A diretora do empreendimento, Rafaela Muniz, conta que alguns mercados internacionais serviram de inspiração para o prédio niteroiense, como o Mercado da Ribeira, em Lisboa, o Mercado de São Miguel, em Madri, e o Mercado Municipal de São Paulo.