O Brasil receberá a competição mais importante do mundo de Canoa Polinésia pela segunda vez. Em decisão da IVF (Federação Internacional de VA´A), a cidade de Niterói foi a escolhida para receber a elite mundial do esporte em 2025. O torneio terá provas de longa distâncias, de até 24 quilômetros, com largadas na Praia de São Francisco.

A competição está marcada para acontecer no Brasil entre os dias 8 e 17 de agosto de 2025. O campeonato ocorre a cada dois anos. Em 2023, acontece em Samoa, na Oceania. O Brasil vai receber pela segunda vez o torneio que ocorre desde 1984. A edição realizada anteriormente no país foi em 2014, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, no formato Sprint. Desta vez será no formato de Maratona.

O secretário Municipal de Esporte e Lazer de Niterói, Rubens Goulart, considera o grande número de praticantes da modalidade na cidade um dos atrativos que pesou na escolha da IVF.

“Para Niterói é muito importante sediar um mundial dessa magnitude, já que é de dois em dois anos e nunca aconteceu no Brasil com as provas que vão ter. A Canoa Polinésia é um dos pilares esportivos da cidade, que já tem mais de 3 mil adeptos e um número crescente de praticantes. Nada mais justo do que o mundial da categoria que vai acontecer no Brasil ser na cidade de Niterói”, diz Rubens Goulart.