O prédio do antigo Terminal Pesqueiro vai passar oficialmente para a Prefeitura de Niterói. A cessão definitiva do espaço, acertada há cerca de um mês entre o governo municipal e o Ministério da Pesca e Agricultura, está em fase de implantação administrativa. O município pretende, através de uma Parceria Público-Privada (PPP), incrementar o local e criar um modelo de comercialização e distribuição do pescado similar ao de grandes entrepostos internacionais, alavancando o setor pesqueiro da cidade.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, a cidade vive um divisor de águas para o futuro do setor pesqueiro.
“Niterói terá um dos maiores entrepostos do país, com modelagem semelhante aos grandes terminais internacionais, beneficiando toda a cadeia de pesca”, explicou Luiz Paulino.
A Prefeitura receberá inicialmente a cessão do espaço por 20 anos. De acordo com a publicação do Ministério, o município vai administrar, revitalizar, modernizar e realizar a manutenção, com o objetivo de atender e incrementar a cadeia produtiva da pesca e agricultura e da área de influência do empreendimento.
A ideia do projeto será desenvolvida em paralelo com a obra de dragagem do Canal de São Lourenço, que também será feita pela Prefeitura e está em fase de licitação. Segundo dados do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Saperj), Niterói é a segunda cidade do país em números de pesca extrativa marinha.