Celebrando os 450 anos de Niterói, estudantes da cidade são os principais artistas a expor no Museu Janete Costa de Arte Popular, no Ingá. Nesta terça-feira (27), foi aberta a exposição dos Projetos Educacionais Instituintes, realizados por 68 escolas da Rede Municipal de Niterói em 2023. As obras ficam em cartaz até domingo, dia 03 de dezembro, e cinco projetos foram selecionados pelo museu para permanecer em exposição durante um mês.

A mostra resgata a história, memória e belezas de Niterói, celebrando o marco histórico dos 450 anos. Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo de todo ano por cerca de 25 mil estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No museu, estão sendo apresentadas esculturas, quadros, fotografias e outras intervenções que retratam o olhar dos alunos para a cidade. Além disso, a programação ainda conta com exibição de vídeos e apresentações orais.

“Este ano, estamos mobilizando cerca de 25 mil crianças e adolescentes nas celebrações de aniversário da nossa cidade. Os projetos são importantes para reforçar o sentimento de pertencimento, além de valorizar a cultura e a memória do nosso município. Essa exposição reafirma a potência da escola pública, mostrando que os estudantes podem, sim, chegar onde quiserem”, declarou Bira Marques, secretário de Educação de Niterói.