Com o objetivo de alavancar o setor turístico de Niterói, a Neltur se prepara para o lançamento do Observatório de Turismo ainda neste mês de janeiro. O projeto vai funcionar no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Caminho Niemeyer e, no dia a dia, terá como papel atualizar o inventário turístico do município. Para isso, fará uso de novas tecnologias, numa parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O plano é produzir dados que orientem tanto as decisões sobre políticas públicas quanto as de investimentos do setor privado.

O observatório servirá como importante instrumento de desenvolvimento econômico e social, como afirma o presidente da Neltur, André Bento.

“O turismo anualmente apresenta números relevantes para a economia de Niterói. A taxa de ocupação nos meios de hospedagem, ao longo de todo o ano, gira em torno de 70%. Os principais atrativos turísticos são o Museu de Arte Contemporânea (MAC), com uma média de 160 mil visitantes por ano; a Fortaleza de Santa Cruz, com 50 mil; e o Parque da Cidade, com cerca de 300 mil”, disse André Bento, acrescentando que o Mercado Municipal de Niterói, inaugurado em julho, também é hoje um atrativo importante da cidade.

Além desses pontos turísticos clássicos na cidade, a atual gestão municipal prepara novas atrações em 2024 para o turista e o próprio niteroiense visitarem. É o caso das aberturas da Ilha da Boa Viagem e do Parque Natural Morrro dos Morcegos. O primeiro será aberto como o único (até agora) museu ilha do Brasil; já o segundo tem grande potencial para o ecoturismo.