Desde o último sábado (27), quem passa pela orla do Gragoatá pode admirar a Mostra Comemorativa aos 27 anos da Galeria do Poste. A exposição, que é uma parceria com o Caminho Niemeyer e a Universidade Federal Fluminense (UFF), se estende por cerca de um quilometro ao longo da orla da Avenida Litorânea e conta com intervenções artísticas em diversos postes. São 29 expositores, todos estudantes do curso de Artes da UFF, que exploram, desde os mais diversos sentimentos, aos olhares sobre o cotidiano.
O ponto de partida para a visitação é a sede da Galeria do Poste, na Rua Engenheiro Roberto Velasco Cardoso, 10. A exposição ficará disponível até o fim de fevereiro.
Certo de que todas as ações que acontecem dentro do território que integra o circuito merecem destaque, Fernando Brandão, atual presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, ressaltou a importância da ação.
“A Galeria do Poste é um espaço de arte democrático e acessível para os artistas locais e isso deve ser valorizado”, disse.
Para Jamile Oliveira, de 19 anos, a experiência é o início de um grande aprendizado.
“Participar dessa exposição está sendo muito importante para colocar a criatividade em prática e aprender a criar soluções para lidar com obras expostas na rua”, destacou a estudante que transformou suas experiências em arte no poste “Asas que dançam no ar”. “Estou passando por um momento delicado com a minha família e isso está mexendo bastante com as minhas emoções. Cada borboleta possui cores e formas diferentes para representar todas as transformações que passamos na vida”, destaca Jamile.