Na contramão da maioria das cidades e da capital do estado, Niterói apresenta números baixíssimos de casos de dengue, zika e chikungunya desde que o ano de 2024 começou. Em uma comparação feita pelo ex-prefeito e secretário Executivo do município, Rodrigo Neves, Niterói tem nove casos de dengue por 100 mil habitantes enquanto o Rio de Janeiro está com 330 casos da doença por 100 mil habitantes.

O motivo, segundo a Prefeitura de Niterói, está no projeto de liberação de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia, em parceria com a Fiocruz e o World Mosquito Program (WMP), aliado à organização das políticas públicas de Saúde.

“Graças a essa excelente parceria, firmada em 2014 durante minha gestão, Niterói vem se destacando no combate à Dengue e hoje não enfrenta números alarmantes como no estado do Rio”, disse Rodrigo Neves.

O método Wolbachia é inovador e, antes de Niterói, já tinha apresentado ótimos resultados na Austrália. Aliás, tem sido tão eficiente que a cidade já possui 100% do seu território atendido pelo projeto, tornando-se a primeira do Brasil a alcançar tal nível de cobertura.

“Isso é motivo de orgulho não apenas para nossa gestão, que trabalha para viabilizar políticas públicas na área da saúde visando proteger a população, mas também para os pesquisadores e cientistas nacionais, que incansavelmente buscam soluções para problemas como esse em nossa sociedade”, salientou o prefeito Axel Grael.