Com o tema “Multiversos Sustentáveis”, a edição 2024 do Festival propõe levar capacitação, visibilidade e oportunidade para micro e pequenos empresários, tendo moda, economia criativa e sustentabilidade como pontos de partida.O Festival ID:Rio chega à terceira edição movimentando diferentes polos do trade em três municípios fluminenses: Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro.

Ontem, sábado (09/03), o Enel Summit promoveu uma série de palestras abordando o protagonismo feminino no empreendedorismo de moda, com diálogos sobre desafios de mercado, sustentabilidade na cadeia produtiva e tendências. Além disso, conta com o apoio do do Grupo Mulheres do Brasil. No fim da tarde, no espaço aberto da Praça do MAC, um desfile coletivo reúne marcas do segmento de beachwear do polo confeccionista de Cabo Frio, protagonizado por representantes da Associação dos Lojistas da Rua dos Biquínis. No Salão Principal do MAC, o ID:Rio apresenta o desfile “Coleção Energia by Almir França”, 100% realizado a partir de técnicas de upcycling. O show de Vitor Kley e sets dos djs Felipe Roale e Tamy Reys encerram o segundo dia.

Hoje (10/03) em Niterói, em seu ultimo dia na cidade, o evento contará com o desfile colaborativo “Mulheres do Brasil by Mulheres do Sul Global”, encerrando sua passagem pela cidade com show duplo de DJ Negralha d’O Rappa e Toni Garrido. Na praça do MAC, além do Mercado Criativo de microempreendedores de todo o estado, o público encontra bares e restaurantes.

Já na capital carioca, amanhã, segunda-feira (11/03) , a programação abre o leque para inserir um outro importante segmento da economia criativa no estado: a gastronomia, com foco no empreendedorismo feminino, com um dia de workshops e abertura comandada pela Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros que enfatiza: “ O ID: Rio é um case de sucesso que alia empreendedorismo, geração de negócios e oportunidade através do campo da economia criativa. E a cultura do estado passa justamente por este ativo, por ser o território criativo do país, com um segmento que supera 4% do PIB e onde a cultura é um motor de desenvolvimento de postos de trabalho.

No mesmo dia, discutindo as potencialidades da sustentabilidade na gastronomia, o ID:Rio promove workshop duplo, reunindo Rodrigo Gomes (Ponto do Ovo) e Luiza Souza (do perfil @musadaspanelas), além de mesa redonda com histórias inspiradoras de empreendedorismo e economia criativa, com participação da subsecretária Claudia Viana , e suas histórias de desafio e superação.

O evento reforça que, há décadas, o estado do Rio de Janeiro mantém-se como um dos principais pólos de moda do Brasil: são cerca de 26.700 empresas, distribuídas em vários polos confeccionistas, gerando mais de 195.000 postos de trabalho em toda a cadeia produtiva.

Claudio Silveira, diretor geral do evento, pontua os pilares do que representa o ID: RIO 2024 : “Abrir o ID:Rio 2024 justo hoje, no Dia da Mulher, só reforça o foco do Festival nesta edição: o protagonismo feminino na cadeia produtiva da moda feita no estado do Rio de Janeiro. É pelas mulheres do nosso trade, é para elas, que a gente chega à terceira edição deste evento que tem, como propósito, fomentar a energia criativa e o empreendedorismo na indústria da moda, através da capacitação e da geração de visibilidade e oportunidades. Fazer um evento do tamanho do ID:Rio, que nesta edição passa por três cidades: Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro, só é possível graças ao suporte de nossos apoiadores. A Enel Brasil, que desde a primeira edição do ID:Rio acredita e renova o apoio à energia criativa gerada pelo evento. O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, na pessoa da secretária Danielle Barros. Em Niterói, agradeço à Prefeitura Municipal; ao Vitor Wolf, diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC); à Fundação de Artes de Niterói; ao André Felipe, da CGE; e a Thaís Garcia e Taiana Jung, do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Niterói. Em quase 40 anos de eventos, eu nunca havia sentido na pele o que aconteceu conosco nesta última semana, aqui em Niterói. O ID:Rio tem como base o respeito à diversidade, seja ela sexual, de gênero ou de raça. Por isso, reforço que estamos perplexos com a campanha promovida por grupos extremistas religiosos de direita da cidade, culminando no cancelamento do show de Johnny Hooker, justamente num dia em que o ID:Rio celebra a diversidade, com um desfile de upcycling, reunindo no casting mulheres trans e travestis. Reiteramos toda a nossa solidariedade a esse grande artista que é Johnny Hooker, que mais uma vez sofre ataques homofóbicos da pior espécie, que se perpetuam desde 2018. O ID:Rio 2024, juntamente com seus patrocinadores e apoiadores, reafirma seu compromisso com a pluralidade, a liberdade de expressão e a energia criativa que movem o estado do Rio de Janeiro e que são a cara e a alma do seu povo.”

No último dia 1º de março, o Evento teve sua abertura  oficial em Petrópolis, com um dia de palestras do Enel Summit no Teatro Imperial. Em pauta, temas como a iniciativa “Mulheres do Sul Global”, case apresentado pela empreendedora social Emanuela Pinheiro; a palestra “Visual Merchandising”, com Grazielle Ferreira; e um painel de tendências de design, consumo e comportamento por Angélica Coelho no Inova Moda Digital by Senai Cetiqt.

No sábado (02/03), um desfile coletivo reuniu 26 marcas  da tradicional Rua Teresa e o público ainda contou com uma edição especial da feira gastronômica Deguste.

O evento chegou em  Niterói no dia 08/03 (sexta-feira), comemorando o Dia Internacional da Mulher, com a estreia nas passarelas da marca “Lecia by Letícia Spiller”, com apoio do Istituto Europeo di Design (IED RJ) e curadoria de Claudio Silveira, com insumos em parceria com a ONG Mulheres do Sul Global. Um show de Fernanda Abreu, encerra o primeiro dia, na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). Em paralelo, o público também conferiu a mini exposição “Fruto do Conde”, marca autoral fundada por Denise Faertes, Gil Haguenauer e Rebeca Faertes.

O Festival ID:Rio 2024 é apresentado por Enel Brasil, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio da Prefeitura de Niterói e da Prefeitura de Petrópolis, com realização da Equipe de Produção.

SERVIÇO

08 a 10/03 – Niterói – Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Endereço: Mirante da Boa Viagem s/n, Boa Viagem

11/03 – Rio de Janeiro – Biblioteca Parque Estadual

Endereço: Endereço: Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro