Com o tema “Multiversos Sustentáveis”, a edição 2024 do Festival propõe levar capacitação, visibilidade e oportunidade para micro e pequenos empresários, tendo moda, economia criativa e sustentabilidade como pontos de partida.O Festival ID:Rio chega à terceira edição movimentando diferentes polos do trade em três municípios fluminenses: Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro.

O evento chegou em  Niterói no dia 08/03 (sexta-feira), comemorando o Dia Internacional da Mulher, com a estreia nas passarelas da marca “Lecia by Letícia Spiller”, com apoio do Istituto Europeo di Design (IED RJ) e curadoria de Claudio Silveira, com insumos em parceria com a ONG Mulheres do Sul Global. Um show de Fernanda Abreu, encerra o primeiro dia, na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). Em paralelo, o público também conferiu a mini exposição “Fruto do Conde”, marca autoral fundada por Denise Faertes, Gil Haguenauer e Rebeca Faertes.

Claudio Silveira, diretor geral do evento, pontua os pilares do que representa o ID: RIO 2024 : “Abrir o ID:Rio 2024 justo hoje, no Dia da Mulher, só reforça o foco do Festival nesta edição: o protagonismo feminino na cadeia produtiva da moda feita no estado do Rio de Janeiro. É pelas mulheres do nosso trade, é para elas, que a gente chega à terceira edição deste evento que tem, como propósito, fomentar a energia criativa e o empreendedorismo na indústria da moda, através da capacitação e da geração de visibilidade e oportunidades. Fazer um evento do tamanho do ID:Rio, que nesta edição passa por três cidades: Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro, só é possível graças ao suporte de nossos apoiadores. A Enel Brasil, que desde a primeira edição do ID:Rio acredita e renova o apoio à energia criativa gerada pelo evento. O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, na pessoa da secretária Danielle Barros. Em Niterói, agradeço à Prefeitura Municipal; ao Vitor Wolf, diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC); à Fundação de Artes de Niterói; ao André Felipe, da CGE; e a Thaís Garcia e Taiana Jung, do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Niterói. Em quase 40 anos de eventos, eu nunca havia sentido na pele o que aconteceu conosco nesta última semana, aqui em Niterói. O ID:Rio tem como base o respeito à diversidade, seja ela sexual, de gênero ou de raça. Por isso, reforço que estamos perplexos com a campanha promovida por grupos extremistas religiosos de direita da cidade, culminando no cancelamento do show de Johnny Hooker, justamente num dia em que o ID:Rio celebra a diversidade, com um desfile de upcycling, reunindo no casting mulheres trans e travestis. Reiteramos toda a nossa solidariedade a esse grande artista que é Johnny Hooker, que mais uma vez sofre ataques homofóbicos da pior espécie, que se perpetuam desde 2018. O ID:Rio 2024, juntamente com seus patrocinadores e apoiadores, reafirma seu compromisso com a pluralidade, a liberdade de expressão e a energia criativa que movem o estado do Rio de Janeiro e que são a cara e a alma do seu povo.”

Conceição Diniz, assessora de acompanhamento da Lei Estadual de incentivo à Cultura, enfatiza: “A Secretaria Estadual patrocina mais uma vez o ID Rio, agora em 2024. Agradecemos a todos os nossos parceiros, à cidade de Niterói e à prefeitura que contribuíram para que este projeto tenha incentivo para continua. Sabemos que o Festival ID Rio fomenta muito a economia do estado do Rio de Janeiro. Além disso, temos como patrocinadora a Enel, grande parceira. Nosso idealizador, o Sr. Cláudio Silveira, muito se empenha para que possamos ter um projeto muito bem desenvolvido e com excelência. Este evento, que já passou por Petrópolis, agora está em Niterói e seguirá para a cidade do Rio de Janeiro.”

Claudia Guimarães, Head de Projetos de Sustentabilidade na Enel Brasil, enaltece o compromisso da Enel com os incentivos de impacto: “Eu acho que hoje representa um dia muito importante. Vemos esse movimento incrível, com Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro. A Enel é a maior patrocinadora em lei de incentivo, focando no impacto social do Brasil. Estou muito feliz que estamos com o Grupo Mulheres do Brasil, é um motivo de celebração. Além disso, a Enel ganhou esta semana o selo de empresa ‘amiga da mulher’, e é para celebrar a construção de um local seguro para todas as suas colaboradoras que estamos junto ao ID:RIO no Dia da Mulher, para que este festival faça parte do nosso calendário, com negócios, conexões e comemorações.”

Também estava presente, Christa Vogel Grael, Primeira-dama de Niterói e representante do “Niterói Solidário” : “Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher. O evento que ocorre em Niterói hoje é muito significativo, visto que grande parte dos empreendedores brasileiros são mulheres. Somos muito gratos ao Cláudio Silveira pelo apoio ao Niterói Solidário. Essa ajuda em arrecadação é distribuída para 42 instituições de Niterói que fazem a entrega de alimentos para parte da população que se encontra em situação de insegurança alimentar. Agradeço a todos que estão aqui presentes comemorando esse dia tão importante para a nossa população feminina.”

Além disso, com foco nos direitos da mulher,Thamyris Elpidio, da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres da Prefeitura de Niterói, fala : “Hoje, estamos comemorando o Dia da Mulher com uma exposição de trabalho que representa o Poder de transformar a realidade cultural das mulheres. A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres da Prefeitura de Niterói quer aproveitar para enfatizar a importância que o empreendedorismo tem para a mulher. O espaço “Mulheres NIterói”, presente no instagram com mesmo nome, é onde podemos combater as violências contra mulheres com projetos que incentivam a pluralidade feminina.”

Hoje, sábado (09/03), o Enel Summit promove uma série de palestras abordando o protagonismo feminino no empreendedorismo de moda, com diálogos sobre desafios de mercado, sustentabilidade na cadeia produtiva e tendências. Além disso, conta com o apoio do do Grupo Mulheres do Brasil. No fim da tarde, no espaço aberto da Praça do MAC, um desfile coletivo reúne marcas do segmento de beachwear do polo confeccionista de Cabo Frio, protagonizado por representantes da Associação dos Lojistas da Rua dos Biquínis. No Salão Principal do MAC, o ID:Rio apresenta o desfile “Coleção Energia by Almir França”, 100% realizado a partir de técnicas de upcycling. O show de Vitor Kley e sets dos djs Felipe Roale e Tamy Reys encerram o segundo dia.

Em seu último dia em Niterói, no domingo (10/03), o evento contará com o desfile colaborativo “Mulheres do Brasil by Mulheres do Sul Global”, encerrando sua passagem pela cidade com show duplo de DJ Negralha d’O Rappa e Toni Garrido. Na praça do MAC, além do Mercado Criativo de microempreendedores de todo o estado, o público encontra bares e restaurantes.

SERVIÇO

08 a 10/03 – Niterói – Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Endereço: Mirante da Boa Viagem s/n, Boa Viagem

11/03 – Rio de Janeiro – Biblioteca Parque Estadual

Endereço: Endereço: Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro

*crédito das fotos: Mundo Berriel