Niterói permanece na primeira posição do estado do Rio de Janeiro, segundo o Ranking de Saneamento 2024 no Instituto Trata Brasil, divulgado hoje (20/03). A cidade é a única do estado do Rio no ranking das 20 melhores do Brasil, e conta com 100% de abastecimento de água tratada e 95,6% de cobertura de esgoto, além de um índice de perdas abaixo de 25%, número bem inferior à média nacional.

Águas de Niterói, concessionária do Grupo Águas do Brasil, já investiu, desde o início de sua operação, em 1999, mais de R$ 1,3 bilhão no saneamento local. O retorno dos anos de trabalho pode ser visto na expansão dos serviços na cidade. Antes da concessão, apenas 72% da cidade era atendida com água tratada. Em apenas três anos à frente dos serviços, a empresa passou a abastecer 100% da população, levando água para toda a Região Oceânica. Já o sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade chegava a apenas 35% dos moradores. Hoje, ele conta com nove Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que tratam 100% do esgoto coletado.

Os corpos hídricos do município também refletem os serviços da Águas de Niterói, com o retorno da balneabilidade e a presença de animais marinhos, como tartarugas e arraias, nas praias de Icaraí e Boa Viagem. A Praia do Sossego, na Região Oceânica de Niterói, recebeu o selo Bandeira Azul pelo terceiro ano consecutivo. Um dos pré-requisitos para conseguir esse título é a boa qualidade da água.

“Ocupar, por mais um ano, a primeira posição do estado no ranking de saneamento demonstra todo o comprometimento com o trabalho que realizamos, diariamente, ao longo de 24 anos de história. Nosso objetivo é muito mais do que levar água e fazer o tratamento do esgoto, levamos dignidade e qualidade de vida para a população de Niterói. Seguiremos trabalhando para prestar serviços de qualidade, crescendo de forma sustentável e investindo na conscientização ambiental”, declarou o diretor da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves.