A Prefeitura de Niterói segue com ações de valorização da região central da cidade. O prefeito Rodrigo Neves sancionou, nesta quarta-feira (14), a lei que cria o Fundo de Desenvolvimento Imobiliário do Centro de Niterói, aprovada na Câmara Municipal em abril. Com investimento inicial de cerca de R$ 450 milhões, a medida vai transformar o Centro e os bairros de São Domingos e São Lourenço.
O objetivo é incentivar a revitalização urbana e a expansão do mercado imobiliário, com reformas de prédios históricos, novos empreendimentos habitacionais e incremento do turismo e da economia criativa.
Entre as ações previstas, estão a transformação de edificações existentes para uso residencial e misto; o financiamento com juros subsidiados para a construção civil; a desapropriação e regularização fundiária de terrenos estratégicos; a acomodação de alunos do ensino superior, por meio do programa Aluguel Universitário; e fomento ao setor hoteleiro.
“Vamos destinar R$ 450 milhões do Fundo Soberano do Petróleo, promovendo sinergias com o setor financeiro e os bancos públicos e privados. O Centro tem cerca de 20/25 mil moradores, queremos chegar a 50/60 mil nos próximos dez anos”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
O secretário executivo Felipe Peixoto convidou os investidores a olharem com atenção para Niterói.
“Quem não estiver acreditando no Centro vai ficar para trás. A Prefeitura está fazendo a parte dela, com projetos como a modernização da Praça Arariboia, a revitalização do Mercado Municipal e a nova Amaral Peixoto”, ressaltou.