A concessionária Águas de Niterói iniciou, nessa semana, uma ação em conjunto com o Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), com o objetivo de intensificar as medidas de combate ao furto de água no município. Nos primeiros dias de atividades, as equipes flagraram irregularidades em um restaurante na Região Oceânica de Niterói. O proprietário foi multado pela empresa.
O restaurante, localizado no Trevo de Piratininga, foi flagrado furtando água pela segunda vez neste ano. A equipe técnica da concessionária, acompanhada por dois policiais militares, realizou um novo corte no ramal de abastecimento do local, que já estava com o fornecimento suspenso por inadimplência. O estabelecimento havia feito uma ligação direta e irregular na rede de distribuição, prática que compromete o fornecimento de água para a vizinhança. As ações de fiscalização e combate ao furto de água seguem acontecendo tanto em imóveis comerciais quanto em residências e condomínios de Niterói
O furto de água é crime passível de penalidade, de acordo com o artigo 155 do Código Penal. Além dos prejuízos operacionais, ligações clandestinas e o abastecimento irregular de caminhões-pipa comprometem a qualidade da água distribuída, oferecem risco de contaminação da rede e impactam negativamente o abastecimento de toda a região.
A operação com o PROEIS vai continuar com ações estratégicas em áreas com alto índice de fraudes e conexões ilegais, garantindo mais segurança, eficiência operacional e a integridade do sistema de abastecimento de Niterói.