Oportunidades são voltadas para estudantes da rede pública e moradores de comunidades de Niterói e Itaboraí
Estudantes de escolas públicas e moradores de comunidades, a partir dos 7 anos de idade, já podem se inscrever nos cursos gratuitos oferecidos pelo Espaço Cultural da Grota (ECG), que está com matrículas abertas até o dia 12 de agosto. As aulas acontecem nos polos de Niterói e Itaboraí, com oportunidades tanto para iniciantes quanto para quem já tem experiência musical.
Os cursos abrangem uma ampla variedade de instrumentos e práticas, incluindo aulas de iniciação musical, flauta doce, percussão popular, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, teclado, ukulele, violão, cavaquinho e bateria. Também estão disponíveis turmas de reforço escolar e yoga, ampliando ainda mais o impacto social e educativo da iniciativa.
As inscrições devem ser feitas de forma online, por meio do site www.ecg.org.br ou pelo link disponível na bio do Instagram oficial do projeto (@orquestradagrota), onde também é possível conferir os endereços de cada polo.
Neste ano, o Espaço Cultural da Grota comemora três décadas de atuação e um importante marco: 100 de seus alunos e ex-alunos já ingressaram no Ensino Superior, incluindo universidades públicas. Só em 2025, cinco novos estudantes celebram a aprovação em instituições de ensino superior.
Ingressar como estudante do Espaço Cultural da Grota é uma oportunidade, principalmente, para crianças e jovens que buscam ampliar seus horizontes e enxergar com mais clareza suas potencialidades. Temos orgulho enorme do que construímos nesses 30 anos de história e queremos ir ainda mais além com esse trabalho, destaca Lenora Mendes, coordenadora, professora e uma das fundadoras do projeto.
Sobre o Espaço Cultural da Grota
O ECG é um projeto social sem fins lucrativos que promove a inclusão por meio da música desde 1995, atendendo gratuitamente cerca de mil alunos por ano. Ao longo de sua trajetória, o projeto formou músicos e educadores que hoje integram diferentes grupos musicais, como a Orquestra da Grota — composta por profissionais que iniciaram sua formação no espaço — e o conjunto de flautas Som Doce da Grota, que se apresentou em Boston nos anos de 2023 e 2024, representando o Brasil no prestigiado Early Music Festival, o maior festival de música antiga dos Estados Unidos.
O projeto conta com patrocínio da Wilson Sons, Caixa Capitalização e Hayasa, apoio da Lei de Incentivo à Cultura e da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói, além da realização do Ministério da Cultura.