Foto: Tony D’Andrea
Entre os meses de agosto e setembro, Niterói volta a ser palco de um dos maiores eventos de surfe de ondas grandes do país: o Itacoatiara Big Wave 2025. A competição internacional será realizada exclusivamente na modalidade Tow In, em que o surfista é rebocado por um jet-ski até a onda, e contará com a participação de grandes nomes do cenário mundial, como Pedro Scooby, Lucas Chumbo, Gabriel Sampaio, Michaela Fregonese e Michelle des Bouillons.
Com janela de espera de quase dois meses, a organização do evento acompanha diariamente as condições do mar. Quando a previsão indicar a formação de um swell com ondas entre 4 e 6 metros e ventos favoráveis, será emitido o Sinal Amarelo, com cinco a sete dias de antecedência. Confirmado o cenário ideal, o Sinal Verde oficializa a realização da prova.
A competição será disputada por duplas formadas por surfistas e pilotos de jet-ski, nas categorias Times Masculinos e Times Mulher-Homem. Atletas de países como Portugal, França, Inglaterra, Itália, Chile, Argentina, Espanha e Costa Rica também estão confirmados.
Entre as duplas masculinas, estão Lucas Chumbo e Pedro Scooby (BRA), Nic Von Rupp e Clement Roseyro (POR/FRA), Rodrigo Koxa e Vitor Faria (BRA), entre outros. Na categoria mista, destacam-se Michelle des Bouillons e Ian Cosensa (BRA), Flor Caram e Rafael Tapia (ARG/CHI), e Michaela Fregonese, que defenderá o título conquistado em 2024 ao lado de Nando Fernandes.
O evento oferecerá uma premiação total de R$ 96 mil. Na categoria masculina, os competidores se revezam entre a prancha e o jet-ski, enquanto na mista o homem pilota o jet e a mulher é a responsável pelas manobras sobre as ondas. Toda a estrutura da prova será reforçada com containers de apoio para a equipe técnica e grande número de jet-skis para suporte e segurança.
Com transmissão ao vivo pela SporTV pela primeira vez, o IBW 2025 amplia ainda mais sua projeção internacional.
“O Itacoatiara Big Wave consolida a cidade como um dos principais palcos do surfe de ondas grandes no Brasil e no mundo. Além de projetar Niterói internacionalmente, o campeonato movimenta a economia e atrai visitantes”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.