Iniciativa evitou a possível contaminação de mais de 30 milhões de litros de água

A concessionária Águas de Niterói segue investindo na preservação do meio ambiente, além do saneamento básico. A campanha “Trata Óleo: Cada Gota Conta”, realizada entre maio e julho, arrecadou mais de 1.200 litros de óleo de cozinha usado em dez comunidades de Niterói. A iniciativa teve como objetivo evitar o descarte irregular desse resíduo e preservou mais de 30 milhões de litros de água, já que um litro de óleo usado pode contaminar 25 mil litros de água.

Além de gerar impactos diretos no meio ambiente, o óleo de cozinha usado — caso descartado de forma incorreta, como em pias e ralos — pode causar entupimentos e extravasamentos na rede coletora de esgoto, afetando o bem-estar da população e as condições das vias e calçadas do município.

Todo o óleo arrecadado na campanha foi doado por moradores e comerciantes das comunidades participantes, que se uniram para ter a chance de ganhar prêmios que contribuem diretamente para as associações de moradores. Das dez participantes, cinco comunidades foram beneficiadas com prêmios como impressoras, caixas de som e cafeteiras. São elas: Maria Paula, Bairro de Fátima, Boa Esperança, Bonfim e Igrejinha. Todos os moradores que entregaram óleo usado durante a campanha também receberam, em troca, detergentes novos.

“Foi realizado um trabalho de visita aos comerciantes e contatos com nossos moradores, visando obter a colaboração e união de todos para ajudar a Associação de Moradores na campanha. Nesse período, recebemos doações aqui no centro comunitário e também fomos buscar nos locais cujos endereços foram fornecidos pela população. Essa experiência promoveu um fortalecimento no relacionamento entre o Centro Comunitário, a população e a concessionária, pois conseguimos explicar a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado. Agradecemos a oportunidade e a colaboração da nossa população, pois, sem eles, nada disso teria sido possível”, destacou o representante do Centro Comunitário de Maria Paula, Rodrigo Bernardo.

A ação faz parte do Programa Olhar Ambiental – Trata Óleo, da Águas de Niterói, que visa oferecer meios corretos e inteligentes para a reciclagem do óleo de cozinha usado, além de conscientizar e incentivar a população a descartar corretamente o óleo de cozinha usado, minimizando impactos ambientais e colaborando com uma educação ambiental ampla e efetiva.

“Ver o engajamento das comunidades superando nossas expectativas foi emocionante! Mais de 1.200 litros de óleo deixaram de ir para o meio ambiente e agora seguem para um destino sustentável. Cada garrafinha entregue representa consciência, união e cuidado com a nossa cidade. Essa campanha mostrou que, quando nos mobilizamos, conseguimos transformar atitudes simples em grandes impactos”, destacou a analista ambiental da Águas de Niterói, Giovana Sales.

Mesmo já contando com uma forte atuação nas comunidades locais, a Águas de Niterói pretende expandir a campanha no ano que vem, assim como oferecer a instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) do Programa Olhar Ambiental – Trata Óleo para mais comunidades de Niterói. As lideranças comunitárias ou instituições que tenham interesse em receber um PEV podem entrar em contato com a concessionária.

“Essa campanha, com as comunidades, é um verdadeiro divisor de águas, pois faz cada morador, com orgulho, deixar de jogar seu óleo em lugares indevidos. Essa dinâmica também exigiu a presença das lideranças, engajando a população a colaborar com uma causa ambiental e também social, já que gera benefícios para a própria comunidade. Agradeço às lideranças que, desde a primeira chamada, responderam com empenho e dedicação”, finalizou o supervisor comercial responsável pelo relacionamento com comunidades, Mario Braulio.