Equipe nacional já soma sete medalhas após dois dias de competição
O Brasil alcançou, neste domingo, mais cinco medalhas e contabiliza sete após dois dias do Campeonato Mundial de longa distância de VA´A realizado em Niterói (RJ) com largada e sede na Praia de São Francisco.
Após o Ouro com o time juvenil Sub 19 no sábado e a Prata na Masters 40 no sábado, o domingo foi de Prata para Liliane Martins na Masters 60 V1 individual, Prata no Masters 50 Masculino V6 e dois Bronzes com Robert Gonçalves na V1 Open e na V6 de 16 anos por equipes . A equipe ainda teve medalha de Ouro na Master 80 V6 em disputa onde só nossos atletas entraram na raia após a desistência do time do Havaí. Pela regra, o Ouro será contabilizado no quadro final de medalhas no Mundial.
Na Master 60 V1, Lilian Martins, a Lica, largou em quinto lugar e pouco a pouco foi ganhando posições, subindo ao segundo lugar perto da última bóia a menos de 1km de distância da chegada empolgando o público que acompanhou a disputa nos metros finais na Praia: “Consegui fazer uma ótima prova . Eu treino com o Chinês na Marina da Glória, mas um mês antes eu vim pra cá , o Mauro me ajudou fazendo várias vezes esse percurso . Minha torcida sabe que eu remo em canal , eu precisava ter uma sensação maior aqui não é pois é muito difícil. Treinava duas vezes na semana aqui”, disse Liliane Martins.
“Muito feliz, foi um provão, primeiro parabenizar a organização e todos os envolvidos. Foi o resultado de uma união, muito treino, dedicação de querer melhorar. Tahiti veio muito forte, mas mostramos que estamos muito perto, é a evolução”, disse Luiz Malzoni da equipe V6 da Master 50. A equipe foi formada também por Zé Gabriel, Marcos Vinicius Mozão, Alexandre Culmeira, Carlos Chinês e Alexandre Miranda.
O Mundial segue nesta segunda-feira com entrada gratuita. Estão representados a Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, Fiji, França, Futuna & Wallis, Grã-Bretanha, Havaí, Hong Kong, Ilhas Cook, Ilhas Norfolk, Itália, México, Nova Caledônia, Nova Zelândia,, Panamá, Peru, Rapa Nui, Samoa Americana e o Tahiti.
Os resultados podem ser acompanhados pelo link https://www.webscorer.com/IVFFIV?pg=results . As transmissões das provas podem ser acompanhadas ao vivo pelo Youtube da CBVAA pelo link https://www.youtube.com/@cbvaa_oficial .
Mais do que uma competição, o Mundial é um grande festival à beira-mar. O público poderá aproveitar uma estrutura completa com praça de alimentação, feira de expositores, atividades culturais e shows durante toda a semana do evento.
*CRONOGRAMA DAS PROVAS (Horário, Categoria e Tipo de Canoa – V1 para uma pessoa e V6 para seis pessoas):*
18/08 – Segunda
7h30 – Master 40 Mulheres – V1
7h40 – Master 50 Mulheres – V1
10h30 – J19 Mulheres – V6
13h30 – Master 40 Homens – V1
13h40 – J19 Homens – V1
19/08 – Terça
7h30 – J16 – Meninas – V1
7h35 – Para VA´A Homens VL2/VL3/VL4 – V1
7h40 – Master 75 Homens – V1
7h45 – Master 70 Mulheres – V1
10h30 – Open Feminino – V6
10h40 – Master 60 Homens – V1
13h30 – J16 Meninos – V1
13h35 – Master 70 Homens – V1
13h40 – Master 75 Homens – V1
13h45 – Master 80 Homens – V1
13h50 – Master 80 Mulheres – V1
20/08 – Quarta
7h30 – Master 40 Mulheres – V6
7h40 – Master 60 Mulheres – V6
10h30 – Master 50 Homens – V1
13h30 – Open Masculino – V6
O Campeonato Mundial de Va’a 2025 é uma realização da Federação Internacional de Va’a (IVF) e da Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA), com o patrocínio da Prefeitura de Niterói.
Fotos: Equipe Master 50 em ação (Crédito: Mary Araujo @jardineira_rj) e no pódio à direita (Crédito: Divulgação) , Pódio Masters 80 (Crédito: Alinne Leão @aalinneleao) , Liliane em ação no mar (Crédito: Livia gass @liviagass) e no Pódio à direita (Crédito: Divulgação), Robert em ação no mar (Crédito: Livia gass @liviagass)_