Niterói deu um passo histórico para modernizar a mobilidade urbana. Nesta quarta-feira (27), em Brasília, o prefeito Rodrigo Neves e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, oficializaram o financiamento federal de R$ 450 milhões para a implantação do primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da cidade. O projeto, aprovado no Novo PAC Seleções, vai ligar o Barreto ao Centro em um trajeto de 5 quilômetros, com dez estações, passando também por Engenhoca, Santana e São Lourenço.

Segundo o prefeito, a iniciativa representa um salto de qualidade de vida para os niteroienses, reduzindo o trânsito e tornando o transporte mais sustentável. Haddad reforçou que o VLT oferecerá “transporte de primeiro mundo, com dignidade e segurança”. A expectativa é que o sistema integre diferentes modais, diminua a entrada de ônibus vindos de cidades vizinhas e promova uma reestruturação urbana.

“O VLT sairá do Barreto e vai levar mais qualidade de vida para a Zona Norte de Niterói e para os trabalhadores da região. Ao mesmo tempo, vamos ter uma estação de integração e reduzir a quantidade de ônibus que vem de cidades vizinhas e entram em Niterói. A idéia é que moradores de outras cidades como São Gonçalo, Maricá e Itaboraí também utilizem o VLT para chegar ao Centro de Niterói”, concluiu Rodrigo Neves.