O município conta com 100% de abastecimento de água, sem aumentar a vazão captada no manancial_

Niterói conquistou a 1ª colocação nacional em cobertura de abastecimento de água no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O município conta com 100% de abastecimento de água. O resultado reforça a eficiência dos serviços prestados pela Águas de Niterói, concessionária responsável pelo saneamento básico na cidade desde 1999, que já investiu cerca de R$ 1,6 bilhão nos serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto em Niterói.

Quando a concessionária Águas de Niterói assumiu os serviços de saneamento básico no município, em 1999, a água só chegava a 72% da população. Em apenas três anos à frente dos serviços, a empresa passou a abastecer 100% da população, levando água para toda a Região Oceânica, que antes era atendida por poços e carros-pipa. Em 1999, cerca de 360 mil habitantes eram abastecidos com um volume de 1,8 m³ de água por segundo, oriundo do Rio Macacu. Hoje, a empresa atende, com água tratada, 516 mil pessoas com os mesmos 1,8 m³ de água por segundo, contribuindo para a qualidade de vida da população.

O levantamento, que avalia 410 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, posicionou Niterói como a 19ª cidade mais competitiva do país, subindo três posições em relação ao ano anterior.

No eixo de saneamento, a cidade alcançou a 9ª colocação nacional, com avanços em importantes indicadores. Entre eles, destaca-se a melhoria na redução de perdas na distribuição de água, em que Niterói subiu 17 posições, passando para o 48º lugar. Já a cobertura da coleta de esgoto também apresentou evolução, com a cidade ocupando a 64ª posição nacional, dez acima do resultado anterior.

Para o diretor-executivo da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves, o desempenho reflete o compromisso da concessionária em oferecer serviços de qualidade e promover avanços contínuos no saneamento.

“A primeira colocação em cobertura de abastecimento de água é um marco importante e demonstra o empenho de Niterói em garantir qualidade de vida para a população. Nosso trabalho é contínuo e focado em ampliar cada vez mais o acesso a serviços essenciais de saneamento. Seguimos investindo no uso de tecnologia de ponta, inteligência artificial e automação dos processos, buscando cada vez mais segurança operacional e assertividade”, afirma Bernardo.

O ranking do CLP é uma das principais referências nacionais para avaliar a competitividade dos municípios brasileiros, reunindo indicadores de eficiência da gestão pública, infraestrutura e qualidade de vida.