Pela primeira vez em sua história, o Conselho Comunitário de Segurança (CCS) de Niterói – AISP 12 terá uma mulher na presidência. A posse da nova diretoria para o biênio 2025/2027 aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), no Clube Central de Niterói, e foi marcada por uma forte mensagem de união em prol da segurança e da igualdade de gênero.
Renata Cardoso Nunes da Silva Oliveira assume o comando do conselho, que atua como elo entre a população, a Polícia Civil, a Polícia Militar e outros órgãos públicos. Sua eleição representa um marco para a entidade, evidenciando a crescente participação feminina em espaços de liderança e decisão. Em seu discurso, Renata destacou a importância da integração da sociedade civil com as forças policiais para construir uma cidade mais segura, justa e igualitária.
A nova diretoria foi oficializada pelo Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Leonardo Oliveira, e conta com Sidney Moyses Vianna Freire como vice-presidente, Francis Leonardo Ferreira Silva como primeiro secretário, Leandro Santiago de Barros como segundo secretário, Ruidilei Bismara como diretor comunitário e Mariza Magalhães Pereira como diretora de eventos.
A solenidade reuniu diversas autoridades, incluindo o Comandante do 4º CPA, Coronel Luiz Otávio Lopes da Rocha Lima, o Secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Felipe Ordacy, que representou o prefeito Rodrigo Neves, além dos delegados Luiz Henrique Pereira (76ª DP), Vilson de Almeida (77ª DP), Gabriel Poiava Martins (78ª DP), Eliezer Lourenço (79ª DP) e Deoclécio Francisco de Assis (81ª DP). Também prestigiaram a cerimônia o Chefe da PRF em Niterói R. Moreira, o Major Thiago Martins, coordenador do Programa Niterói Presente, o Comandante do 3º GBM Coronel Márcio Neves, a Sargento De Paula, coordenadora da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, e Ana Beatriz Quiroga, representante da primeira-dama. O evento ainda contou com a presença do Deputado Federal Roberto Monteiro, do Presidente do Clube Central Fernando Tinoco, do Presidente da Nittrans Nelson Godá, além de representantes do Exército Brasileiro, Samu, Ordem dos Advogados do Brasil e outras instituições.
O “Agosto Lilás” foi tema central da reunião, reforçando a importância da conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A Sargento De Paula destacou os seis anos de atuação da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida e apresentou a Operação SHAMAR, voltada à proteção das vítimas. Já Ana Beatriz Quiroga ressaltou a necessidade de uma transformação cultural e comportamental para a redução das desigualdades e a garantia dos direitos femininos.
A cerimônia foi encerrada com o compromisso de fortalecer a colaboração entre forças de segurança, poder público e sociedade civil. A próxima reunião do CCS está marcada para o dia 10 de setembro, na CDL Niterói.