O deputado estadual Vitor Junior (PDT), vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), voltou a cobrar a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ações urgentes para garantir a retomada do atendimento aos pacientes da Unimed-Ferj, enfrenta uma grave crise administrativa e financeira.

Nos últimos meses, o impasse envolvendo a cooperativa tem resultado no descredenciamento de hospitais e clínicas — em especial nas áreas de alta complexidade, como oncologia —, além de negativas de autorização para procedimentos médicos. A situação tem deixado centenas de beneficiários em um cenário de insegurança e desassistência, justamente em um momento em que mais precisam de suporte.

Na última quarta-feira (17), Vitor Junior participou da posse da nova diretoria da ANS, presidida por Wadih Damous, ao lado da diretora de Normas e Habilitação, Lenisse Secchin, e do secretário executivo, Chico D’Angelo. Durante o encontro, o parlamentar aproveitou para reiterar a necessidade de medidas urgentes que garantam a retomada do atendimento aos pacientes da Unimed-Ferj.

“A crise da Unimed-Ferj não pode continuar penalizando os pacientes. A atuação da ANS precisa ser firme e ter celeridade para garantir a continuidade dos tratamentos e o acesso aos serviços de saúde. Seguiremos acompanhando de perto e vamos manter um canal permanente de diálogo com a agência reguladora, na busca de soluções rápidas e eficazes para evitar novos prejuízos à saúde dos beneficiários”, afirmou o deputado.