Colégio José Bonifácio recebe visita do grupo Comunità Italiana e amplia acervo didático

Na semana passada, o Colégio Estadual José Bonifácio – Intercultural Brasil-Itália –, localizado no bairro do Fonseca, em Niterói, recebeu a visita de Pietro Petraglia, presidente do Grupo Comunità Italiana, acompanhado de sua equipe. A visita teve como objetivo a doação de livros e revistas da Editora Comunità Italiana.

Durante o encontro, Pietro percorreu as instalações da escola e elogiou a qualidade da horta cultivada pelos alunos. Ele destacou a importância da educação, citando a célebre frase de Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

“A Itália, a partir de seu sistema educacional consagrado, influencia o mundo todo e já está presente em escolas particulares pelo Brasil. É muito importante dar a oportunidade também aos alunos da rede pública de acessarem essa excelência. A partir dessa visita informamos à Embaixada da Itália que está com a escola no radar e vamos frutificar muito essa relação trazendo inclusive um possível intercâmbio com escolas públicas italianas e conferências de empreendedorismo e tecnologia”, acrescenta Pietro Petraglia.

“Foi um prazer e uma honra estar aqui, podendo contribuir com material didático – livros e revistas da editora –, que já são utilizados em outras escolas e universidades, e agora também servirão como recurso pedagógico nesta instituição”, afirmou Pietro ao final da visita.

As professoras Gisele Palmieri e Joelma Ferreira, responsáveis pelas disciplinas de Língua e Cultura Italiana, ressaltaram que os livros doados serão incorporados às aulas de literatura italiana, proporcionando aos alunos uma imersão mais autêntica na cultura do país, incluindo aspectos como geografia, música e gastronomia.

O professor de Biologia, Ricardo Harduim, explicou que a horta cultivada pelos estudantes também abastece a alimentação escolar com produtos orgânicos. Ele destacou ainda que as placas de identificação das hortaliças estão escritas em italiano, como forma de apoiar a aprendizagem dos alunos do curso de italiano.

João Gabriel Vasconcelos, aluno da 1ª série do Ensino Médio, elogiou o programa e ressaltou sua importância por oferecer oportunidades de estudo. “Pretendo fazer um intercâmbio na Itália e, quem sabe, conseguir um emprego por lá ou no Brasil”, comentou o estudante com entusiasmo.