POP recebeu o nome do ambientalista Alfredo Sirkis morto no ano passado

O prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou as obras do Parque Orla Piratininga (POP) Alfredo Sirkis, na manhã desta sexta-feira (21), acompanhado da família Sirkis. O filho Guilherme e a viúva de Sirkis, a escritora e empresária Ana Borelli, vieram conhecer o parque a convite do prefeito. Alfredo Sirkis morreu em um acidente de carro na Baixada Fluminense, no Rio, em julho do ano passado. Ele tinha 69 anos e era ambientalista, político, jornalista e escritor. Foi um dos pioneiros na luta pela preservação do meio ambiente no Brasil, e um dos fundadores do Partido Verde.

O Parque, que está sendo implantado pela Prefeitura de Niterói, contempla a recomposição vegetal da orla da Lagoa, abrangendo uma área de mais de 150 mil metros quadrados e a implantação de cerca de 10 quilômetros de sistema cicloviário ao longo de toda a orla, além de espaços para lazer e esporte.

O prefeito enfatizou que o POP será um marco da caminhada de Niterói rumo à sustentabilidade urbana, falou da importância do projeto para a recuperação da Lagoa e da homenagem a Sirkis.

“Sempre admirei a capacidade do Alfredo Sirkis na leitura e interpretação do cenário político e a sua estreita conexão com o que havia de vanguarda nas políticas para a sustentabilidade no mundo”, afirmou o prefeito. “Esta é uma obra que vem buscar aquilo que a gente sempre lutou, que é a recuperação das lagoas. Vamos permitir que as pessoas desfrutem de uma das paisagens mais bonitas da cidade, com uma lagoa em franco processo de recuperação.

Guilherme Syrkis, que também é um militante das causas ambientais, trabalhando no tema das mudanças climáticas, agradeceu ao prefeito a homenagem para o seu pai.