Nesta semana, a prefeitura de Niterói falou sobre o sucesso do Bicicletário Araribóia, na Velocity 2018 – Rio de Janeiro, principal conferência anual de planejamento sobre mobilidade urbana e bicicleta, que, pela primeira vez, é realizada num país da América Latina. O secretário-executivo Axel Grael destacou que esse bicicletário é o primeiro fechado e seguro da Região Metropolitana, além de projetado, implantado, gerenciado e mantido por uma prefeitura local.

“Para nós, é uma grande felicidade saber que estamos atraindo a atenção de autoridades e técnicos de regiões e cidades que desenvolvem políticas públicas e infraestrutura pró-bicicleta de reconhecimento internacional”, disse o secretário.

Representantes da Federação Europeia de Ciclistas, organizadores do evento, fizeram uma visita técnica, na segunda-feira (11), ao estacionamento de bikes e conheceram em detalhes o programa cicloviário do Município. Os visitantes foram recebidos por Claudia Tavares, coordenadora do Niterói de Bicicleta, e ela explicou como funciona o estacionamento, com 416 vagas. Os ciclistas estrangeiros também foram apresentados ao programa de incentivo ao uso da bicicleta em Niterói, que hoje conta com uma malha cicloviária de 40 quilômetros, e foram informados sobre a ampliação das ciclovias – a Prefeitura planeja implantar 100 quilômetros nos próximos três anos.

“Essa visita muito nos honra, e serve de estímulo, para continuar trabalhando para o desenvolvimento de infraestrutura em prol do uso da bicicleta na nossa cidade”, afirmou Axel.

A gerente do Programa de Bicicleta da cidade de Copenhague, Marie Kastrup, afirmou que a Dinamarca, conhecida como um dos melhores lugares do mundo para a atividade, tem pouquíssimos exemplos de bicicletários tão bons como o de Niterói.

“Esse projeto realmente mostra como podemos otimizar os espaços, quando mudamos de um meio de transporte individual, como carros, para bicicletas. É interessante ver que esse equipamento tornou muito mais atrativo usar a bicicleta, especialmente quando vemos o número de ciclistas na cidade aumentando”, destacou.

O Bicicletário Araribóia, que conta com 4.890 usuários cadastrados, está localizado ao lado da estação das barcas, no Centro, no lugar que antes era ocupado por 26 vagas de carros. O estacionamento é um dos principais responsáveis pelo crescente número de ciclistas na cidade: 49,3% dos usuários não usavam bikes antes da abertura do bicicletário, e 19,2 % utilizam há menos de seis meses.