Esta semana foi especial para 25 alunos da Escola Municipal Mar Alegre, que participaram de uma ação social do Itacoatiara Pro, etapa tradicional do Circuito Mundial de Bodyboard. A Fundação Municipal de Educação, o Inea (Instituto Estadual de Ambiente) e a organização do evento levaram os estudantes a uma série de atividades na Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica. As crianças participaram de palestras sobre meio ambiente e aula de bodyboard, com alguns dos melhores atletas do mundo.

O dia começou com palestra do Inea, junto com guardas do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Em seguida, os estudantes viram de perto alguns animais que fazem parte da fauna local, como jararacas, jiboias, aranhas marrons e pacas. Para a maioria das crianças, como o Vitor Vagner de Paula, aluno do 5º ano, que fotografou alguns dos animais, ver as criaturas tão de perto foi uma experiência inédita.

“Nunca tinha visto cobras, aranhas e até uma paca assim de pertinho, só na televisão”, admirou-se.

Mais tarde, foi hora de experimentar um pouco do esporte protagonista do Itacoatiara Pro: o bodyboarding. O atleta niteroiense Dudu Pedra ensinou aos alunos os primeiros movimentos básicos da modalidade, antes de entrar na água.

“Como alguns dos meninos não conheciam o bodyboarding, o que nós fizemos foi passar as lições básicas e cuidar para que todos se sentissem seguros. Perguntamos quem sabia nadar e quem já tinha pego onda. Foi bem legal, todos se divertiram muito, sempre acompanhados dos atletas para passar ainda mais segurança”, explicou.

Os pequenos ainda tiveram a oportunidade de conhecer os principais atletas do Circuito Mundial. O sul-africano Iain Campell, atual campeão, ajudou algumas das crianças a darem suas primeiras braçadas nas pranchas.

“Eu fico muito feliz por poder fazer parte disso. Não é só por causa do esporte, mas por tudo que momentos como esse trazem para essas crianças. Alguns deles nem conheciam a modalidade direito, e poder ensinar os conceitos básicos para esses garotos é algo imensurável. O sorriso no rosto deles ao descer as primeiras ondas já vale demais”, afirmou.