Além da Portugal Neves, as escolas Santos Dumont e Villa Lobos foram contempladas

A Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Piratininga, recebeu a inauguração do primeiro espaço do projeto Escolas Criativas – Cultura, Educação e Sustentabilidade. A iniciativa vai atuar em três frentes: inovação na educação, eficiência energética e programação e acesso cultural. Na quinta-feira (18) também foram inauguradas as escolas municipais Santos Dumont e Maestro Heitor Villa Lobos.

Cada uma das três unidades ganhou locais elaborados a partir de um projeto de arquitetura contemporânea voltado para ampliar as possibilidades de ocupação da escola. A abertura da cerimônia de inauguração ficou por conta dos alunos do Projeto Aprendiz que estudam na Portugal Neves.

“Nossas escolas já têm um trabalho reconhecido de excelência e, a partir desse projeto-piloto, vão receber iniciativas que unem sustentabilidade, educação, cultura, entre outros. A cidade acolhe com muito carinho esses novos espaços, que vão preparar essas crianças para um mundo cada vez mais conectado e interativo”, disse a primeira-dama de Niterói, Fernanda Sixel.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, defendeu que a integração do uso de recursos tecnológicos nas salas de aula vai viabilizar a melhoria no processo de ensino-aprendizagem.

“É preciso ousar, mudar para atender a todos os anseios dessa juventude conectada. A educação criativa nos possibilita trazer novas perspectivas na formação dos nossos alunos, além de inserir uma atuação ética, cultural e sustentável na sociedade”, afirmou Flávia.

O projeto conta, ainda, com a criação de espaços de disseminação da cultura digital, além de uma plataforma colaborativa para que os professores da rede municipal possam produzir e compartilhar conteúdos didáticos. A formação será complementada com uma programação cultural semanal realizada em parceria com a Fundação de Artes de Niterói, que vai incluir peças, apresentações de dança, música e filmes seguidos de debates. Também foram instaladas placas solares e as lâmpadas foram substituídas por led, o que representa uma economia de 30 a 40% no gasto de energia.