Tem muita gente para quem tradição é tradição, ainda mais no cardápio das festas de final de ano. Mas, mesmo sem abrir mão dos assados como peru ou chester, dá para inovar nos molhos e adequar os pratos ao clima quente do nosso verão, usando hortaliças e frutas. No Réveillon, a lentilha pode vir em forma de salada. Para beber, não esqueça dos sucos naturais ou água aromatizada, que são hidratantes, simples de fazer e agradam adultos e crianças.

As dicas são do chef Bruno Bueno, @bruno.abueno, que diz ser possível até repaginar a polêmica uva passa, hidratando-a com vinho, suco ou mesmo água, para deixá-la mais saborosa. Mas se a ideia é dar um quê de adocicado ao prato e não quiser polemizar o jantar, experimente usar damasco, cravo ou zimbro no tempero, ou ainda, mel. Outra boa pedida, segundo ele, é o chester ao molho de uva, o tradicional tender com abacaxi ou peru com frutas, castanhas e couscus marroquino.

As crianças não devem ser esquecidas, pois são parte importante dos festejos. Segundo Joana Botelho, administradora do perfil @triomuso do Instagram, o ideal é deixar o excesso de gordura e doces fora do cardápio infantil, oferecendo opções de pescado, carnes magras e frutas de sobremesa. “A carne de vaca cai bem numa receita de bolo de carne e o peixe pode ser servido em saladas ou como prato principal. A carne de porco também pode ser oferecida em diversas receitas, seja o pernil, lombo e até a barriga. Como sobremesa, além das frutas, que tal fazer bolinhos especialmente para os pequenos, sem açúcar, adoçados com uva passa, nesse caso, nada polêmica, pois seu uso é excelente para oferecer um doce saudável para as crianças”, sugere.

Dicas para a ceia – pela chef Bárbara Stock (SS Gastronomia)

– Não esqueça de colocar as bebidas no gelo com pelo menos 3h de antecedência;
– Não esqueça da decoração da mesa da Ceia, uma bela toalha e guardanapos temáticos ou vermelhos. Se quiser incrementar a decoração, usar mini velas também é uma opção;
– Sirva petiscos de entrada, nem todos os convidados chegam ao mesmo tempo e com mesma disposição para se alimentar;
– Planeje pratos clássicos que são garantia de sucesso, mas pense em pratos para aqueles com algum tipo de intolerância.

CARDÁPIO PARA TODOS OS BOLSOS E PALADARES

A pedido da Folha de Niterói, o chef Bruno Bueno elaborou opções de cardápio para ceias sofisticadas ou mais simples, facilitando as escolhas desde a entrada até a sobremesa.

Opção 1

Entrada: espetinho de caprese com presunto de parma e pesto de rúcula, gravlax de salmão no pão australiano e brandade de bacalhau.

Pratos principais: pernil ao molho agridoce acompanhado de couscos marroquino e mix de folhas com pera grelhada; porcheta galantine de peru com batata e maçã; bacalhau com natas e farofa de broa com banana.

Sobremesa: panna cotta com frutas vermelhas, bolo red velvet e rabanada com doce de leite.

Bebida: clericot, água aromatizada de pêssego, amora e limão  e suco de limão com capim-santo.

Opção 2:

Entrada: bruschetta de tomate, quiche de brie com damasco e caponata de berinjela.

Pratos e acompanhamentos: tabule, farofa de miúdos, maionese de aipo com maçã verde, salada de folhas, palmito e tomate cereja, rosbife com molho madeira,  bacalhau cremoso de forno com batata, lombo de porco com lentilhas cozidas e chester recheado com farofa de frutas secas ao molho de laranja.

Sobremesa: Brownie, salada de frutas com merengue, rabanada e sorvetone (panetone recheado de sorvete).

Bebida: suco de abacaxi com hortelã, caipi de limão siciliano e  água aromatizada de cereja com limão.

Para as crianças:

A sugestão de cardápio é de Joana Botelho, do Trio Muso.

“Os bebês, a partir de um ano, já podem comer a mesma refeição da família, basta fazer pequenas adaptações nos pratos”, disse.

Entrada: espetinho de caprese sem o presunto de parma ou a bruschetta de tomate.

Prato principal: peixe, carne de vaca ou de porco, preparados em marinados naturais, com frutas, ervas frescas, cebola e alho no lugar de temperos prontos. No preparo da maionese, se pode utilizar iogurte natural ou sem lactose caso a criança tenha alguma restrição.

Acompanhamento: Arroz com lentilha e salada de grão de bico.

Sobremesa: espetinho de frutas ou a salada de frutas sem o merengue e rabanada com açúcar mascavo, canela e uva passa. Evite as nuts por conta de engasgos ou alergias.

Quer uma ideia de cardápio para a sua ceia? Veja aqui!

Já Dona Henriqueta, do Gruta de Santo Antônio, traz como ceia natalina um prato típico da culinária portuguesa: o Bacalhau com Natas, no qual o segredo é refogar cebola e alho no azeite até ganharem a cor pérola, juntar o bacalhau e cozinhar por 5 minutos. Logo após acrescente a batata palha e a batata palito e reserve. Em outra panela, derreta a manteiga, junte a farinha e mexa bem. Adicione o leite, a pimenta-do-reino, a noz-moscada e o cheiro-verde, misturando bem o molho. Prove o sal. Acrescente o molho ao bacalhau e disponha a mistura em um refratário e cubra com creme de leite e leve ao forno para gratinar.

“A hora certa para tirar o bacalhau com natas do forno é assim que a superfície ficar com pontinhos marrons”, disse a chef.

E que tal um suculento hambúrguer com uma pegada natalina?! Breno Gouvea, que comanda o Estúdio 11, na Cantareira, recomenda o hambúrguer de pernil, com abacaxi caramelizado, muçarela e alface.

 

 

 

 

 

 

Veja outros pratos deliciosos para saborear nas festas de fim de ano!