Final de ano chegando e muita gente aproveita os feriados e o calor para viajar. Porém, a viagem pode ser frustrada para os que têm animal em casa, já que não sabem onde deixar o seu pet e o que fazer para que ele não sinta tanto a falta do seu dono. Adestradores e veterinários dizem que o que o animal precisa é se sentir seguro e umas das opções são os hotéis de animais. A veterinária Natália Faria, que trabalha atualmente na The Pet Care e Pet Clinic Icaraí dá algumas dicas para quem pretende deixar seu bichinho de estimação nesses lugares.

“A primeira coisa que eu recomendo é conhecer a estrutura do lugar, se é seguro para não ter risco de fuga, se o animal vai estar bem amparado, se o lugar é fresco já que nesse período muitos animais passam mal com intermação e se tem pessoal suficiente para o período de recreação. Fique atento em verificar se o local fará um questionário perguntando sobre o pet (se é castrado, se tá no cio e se é vacinado)”, disse.

Apesar de existirem vários pet shops e locais especializados em hospedagem de cães e gatos na cidade, nem todo mundo pode pagar pela mordomia dos mascotes. Como alternativa, muita gente deixa os bichos em casa e conta com a ajuda de amigos, vizinhos ou parentes para alimentar, passear e cuidar da higiene dos animais.

“O gato é um animal que fica bem no ambiente dele. Diferente do cão, é melhor pra ele ficar em sua casa, mesmo sozinho, e que vá alguém pra alimentá-lo e limpar a caixinha de areia do que ir a um local desconhecido. Já para o cachorro, essa mesma situação é um pouco mais sofrida, podendo o animal até a ficar doente. Recomendo deixar com alguém da família ou deixar num hotelzinho para pets ou com um cuidador de bichos que faz o serviço em sua própria casa”, comentou a veterinária.

Há ainda o caso de o animal viajar com o seu dono. Natália alerta para alguns cuidados importantes, como levá-lo a um veterinário para ele autorizar a viagem com um atestado de saúde, ter a carteira de vacinação do bicho, além dele está preso numa bolsa de transporte durante o trajeto.  Já de carro é mais simples, mas, mesmo assim, é preciso tomar algumas precauções.

“Leve a carteirinha de vacinação para não haver problemas no caso de ser parado em uma blitz (sim, esses casos acontecem) e que ele viaje no acento para animais. Recomendo paradas para o animal andar um pouco, fazer suas necessidades e beber agua. Não precisa de atestado e não use sedativos em seu animal, pois pode haver efeitos colaterais sérios”, completou.

Confira abaixo alguns hotéis para animais em Niterói:

Pet Hotel Pendotiba: Av. Nelson de Oliveira e Silva, 660 – Vila Progresso. Telefone: (21) 98603-9870

Von Verbian Resort For Dogs: R. Geralda Pontes Miranda de Oliveira, 780 – Itaipu. Telefone: (21) 2609-2412

Hotel Bom pra Cachorro: Avenida Santo Antõnio, 373 – Centro. Telefone: (21) 3254-6012

Abraço de Cão: Estrada Francisco da Cruz Nunes – Piratininga. Telefone: (21) 99841-8715