A empresa Águas de Niterói teve seu nome citado como exemplo em relação aos serviços prestados no âmbito do sistema de saneamento básico. Em coluna no jornal O Globo, o administrador e diretor do Instituto Liberal João Luiz Mauad fez duras críticas à Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e teceu elogios à empresa que fornece serviços à Niterói desde 2013.

Após relatar que está praticamente sem água há um mês, mesmo morando em um bairro nobre do Rio de Janeiro, Mauad enumerou dados positivos sobre a Águas em seu espaço no jornal carioca.

“De acordo com o estudo (do Instituto Trata Brasil e da GO Associados), Niterói tem hoje cobertura de 100% de abastecimento de água e 92, 8% de coleta e tratamento de esgoto”, escreveu.

Ele lembra que para chegar a esses índices, a empresa privada promoveu grandes investimentos. No sistema de água, o abastecimento foi universalizado após três anos da assunção dos serviços. Mauad também lembra da construção das Estações de Tratamento de Esgoto de Camboinhas, Itaipu, Centro, Barreto, Jurujuba e Mocamguê.