Dividido em três eixos, o Plano de Metas abrange todas as áreas prioritárias da administração pública

A prefeitura de Niterói divulgou nesta quinta-feira (09), no Teatro Popular, o Plano de Metas para o biênio 2019-2020, um conjunto de 200 ações prioritárias que serão desenvolvidas pelas secretarias e coordenadorias da gestão municipal. O plano, dividido em três eixos – Social, Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável e Gestão Eficiente e Transparente –, abrange áreas como saúde, educação, segurança pública, gestão, infraestrutura e sustentabilidade. Junto com o anúncio do Plano de Metas, a prefeitura prestou contas de 34 projetos já concluídos, como a construção do Centro Integrado de Segurança Pública, ações de reflorestamento e contenção de encostas, entrega de moradias populares, reforma de hospitais e construção de escolas e creches.

“Eu tenho certeza que vamos chegar a 2020 com as contas públicas organizadas, com capacidade de investimento, tendo planos estratégicos de médio e longo prazos e, sobretudo, com uma cidade unida, coesa e com sua autoestima recuperada. Temos 18 meses de muito trabalho para concretizar esses projetos e vamos tem um orgulho extraordinário do trabalho que fizemos”, disse o prefeito Rodrigo Neves.

Na área da saúde, uma das metas apresentadas foi a reforma e ampliação da maternidade municipal Alzira Reis, em Charitas. A prefeitura vai investir R$ 15 milhões para a substituição da infraestrutura predial. A maternidade também vai ganhar uma Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos.

Já na pasta da Educação, a prefeitura municipalizou e faz a reforma dos Cieps Anísio Teixeira, no Fonseca, e Ester Botelho, no Cantagalo, que estavam abandonados há mais de 15 anos. As duas unidades deverão ser entregues à população em julho deste ano. Os dois Cieps serão os primeiros Espaços Nova Geração de Niterói, onde 800 crianças e jovens terão acesso gratuito a atividades e projetos de formação técnica, cultura, educação, esporte e lazer.

Na área de habitação popular, nos últimos três anos, a administração municipal contratou mais de 3 mil unidades, sendo que 2, 2 mil já foram entregues. Este ano, a previsão é entregar 280 unidades habitacionais em um condomínio na Ititioca e 540 em um condomínio que está sendo construído, no Badu.

Outra meta apresentada foi a implantação do Parque Orla Piratininga, que tem como objetivo recuperar o ecossistema da Lagoa por meio do Paisagismo Ecológico. A área será contemplada ainda com infraestruturas de esporte e lazer para a população.

A cidade já conta com a universalização do abastecimento de água. A inauguração, em junho, da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Sapê, com capacidade de tratar 3.780 litros por hora, fará a cidade saltar para 97% do tratamento de esgoto. A universalização do saneamento será alcançada em 2020 com a inauguração da ETE do Badu, prevista no Plano.