Flavia Abranches é jornalista. Instagram: @flavi_abranches

Meu papo essa semana é com a niteroiense Fernanda Sixel, mãe da Mayara, do Carlos Eduardo e da Marina e avó da Manuela. Ela também é Pedagoga, Designer de Interiores e a Primeira Dama de Niterói. Exemplo de luta e garra, Fernanda, casada com o prefeito de Niterói Rodrigo Neves, me contou um pouco sobre desafios e prazeres da maternidade e falou, de maneira muito pura e consciente, sobre resiliência e a necessidade atual de se difundir o amor. Confira!

Flavia: Após vivenciar tantos desafios da vida materna ao criar três filhos, como é vê-los hoje, jovens, em um mundo tão exigente e que sofre transformações rápidas a cada dia?

Fernanda: Toda mãe quando recebe os filhos nos braços é tomada por dúvidas. O mundo e suas contradições assustam, mas criar filhos, em primeiro lugar, é um ato de amor. Com sinceridade, doação, firmeza e muito diálogo apresentamos a vida e o mundo. A vida tem altos e baixos, alegrias, mas também tristezas. Não esconder dos filhos a dureza do mundo, mas sim mostrar que cada um de nós deve estar no mundo para melhorá-lo é o caminho. Hoje, é uma alegria imensa ver meus pequenos crescidos e se transformando em pessoas solidárias e conscientes.

Flavia: Mãe de três, mulher, profissional, Primeira Dama… como se divide para dar conta de tudo?!

Fernanda: Essa é a nossa angústia… (risos). Como se equilibrar? Não sou diferente das outras mulheres e mães. Somos múltiplas! Tenho certeza de que, mesmo me equilibrando, consegui estar presente 100% para meus filhos. Eles sabem que estarei sempre ao lado deles. E agora como avó babona, estou e estarei também ao lado da minha netinha Manuela.

Flavia: Qual história mais divertida com seus filhos você guarda naquele espaço especial do coração?

Fernanda: Cada um tem um jeito de ser. Um mais sério, outro mais brincalhão… São muitas lembranças, mas guardo com carinho as imagens e cheiros dos meus filhos dormindo serenos. Vê-los ali nas camas, mesmo agora, me traz uma paz no coração.

Flavia: Recentemente você enfrentou um momento muito difícil em família, – quiçá um dos mais difíceis – quando o seu marido foi levado de maneira arbitrária e ficou preso por 92 dias. Que conselho você pode dar às muitas mães que hoje enfrentam problemas semelhantes? De onde vem a força pra lidar com tudo?

Fernanda: A força vem de Deus e da verdade. Se pudesse, jamais desejaria ter passado pela violência que vivemos e nem desejo que ninguém passe por isso, a injustiça dói demais. Um conselho seria não deixar a revolta se instalar na alma. Estamos vivendo um período de muito ódio, precisamos propagar amor.

Flavia: Você agora é avó da Manuela! Conte como é esse novo momento, qual futuro deseja para a sua neta e para as próximas gerações?

Fernanda: Ela é um presente de Deus! Uma alegria e um amor imenso. Ser avó é o máximo! A Manu chegou trazendo a vida nova. Desejo para ela e para as próximas gerações uma sociedade onde o diálogo e o respeito sejam a base das relações. Onde a liberdade e a justiça prevaleçam e onde o amor vença o ódio.

Fernanda Sixel é mãe, avó, Primeira Dama de Niterói, Pedagoga e Designer de Interiores.

 

“Os filhos são como as águias, ensinarás a voar mas não voarão o teu vôo. Ensinarás a sonhar, mas não sonharão os teus sonhos. Ensinarás a viver, mas não viverão a tua vida. Mas, em cada voo, em cada sonho e em cada vida permanecerá para sempre a marca dos ensinamentos recebidos.” Madre Teresa de Calcutá