A primeira fase da construção do campus foi inaugurada ano passado e o IFRJ está com turmas regulares no local de cursos técnicos, de graduação, mestrado e doutorado. Almada convidou o prefeito para a inauguração da segunda etapa das obras, prevista para o final de junho. O campus Niterói do IFRJ integra o programa de expansão da instituição, que incluiu também outros municípios do estado.
“Em 2013 fizemos a cessão do terreno, com aprovação da Câmara Municipal, para a construção do campus o IFRJ”, explica Rodrigo Neves. “Esse acontecimento é histórico para a cidade de Niterói, que já tem uma grande universidade, a UFF, que muito nos orgulha, temos o Colégio Pedro II, e com a instalação do IFRJ no Sapê Niterói se consolida cada vez mais como uma referência positiva na educação no Rio de Janeiro e no Brasil”.
Segundo Rafael Almada, o campus do IFRJ tem potencial para atender 1.500 estudantes em cursos regulares, além dos projetos de extensão e pesquisa.
“O Instituto veio para estar na vida da cidade. Além dos cursos regulares, nós podemos fazer projetos com as comunidades do entorno do campus, ações com mulheres em vulnerabilidade social, cursos de curta duração e pós-graduação, entre outras tantas opções”, disse Almada.