Ação representará economia de 50% no consumo de energia da cidade

A Prefeitura de Niterói substituirá 9 mil pontos de iluminação de lâmpada de sódio por LED em 83 ruas, entre elas os principais corredores viários da cidade, como Alameda São Boaventura, no Fonseca; Marquês do Paraná, no Centro; Estrada Caetano Monteiro, em Pendotiba; e a orla de Icaraí.

O edital de licitação para a contratação da empresa que realizará o serviço, que possibilitará uma economia de cerca de 50% de energia,  será lançado em junho. E o investimento será de R$ 35 milhões.

“Além de prover uma iluminação de melhor intensidade, a nova tecnologia reduz o gasto com energia, tornando as ruas mais seguras e a cidade mais sustentável. Com a nova iluminação, será disponibilizado outros serviços para a população como a iluminação digital das ruas, permitindo, dentre outras vantagens, uma melhor conectividade para os usuários da internet”, disse Axel Grael, secretário de Planejamento e engenheiro florestal.

Axel fez questão de ressaltar que a implantação dos pontos de LED na iluminação pública da cidade é uma das prioridades do Plano de Metas 2019-2020 anunciadas pela Prefeitura de Niterói há alguns dias.

Instalados – Nos últimos anos, Niterói vem realizando a implantação de lâmpadas de LED em diferentes pontos na cidade. Um dos locais já contemplados com a instalação desse sistema de iluminação é o Boa Vista, na Região Oceânica, onde foram colocadas 167 lâmpadas de LED, com potência de 120 watts. Todo o trajeto da TransOceânica também já conta com o novo sistema de iluminação. São 1.206 pontos de LED ao longo da via. Os bairros São Francisco, Charitas e Engenhoca também contam com algumas vias contempladas com a tecnologia.