Niterói está rosa neste mês de outubro. A cor, que ilumina o MAC, entre outros prédios públicos, marca a campanha de conscientização ao câncer de mama. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai realizar uma programação com diversas atividades alusivas à data com o objetivo de compartilhar informações e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento da doença.

“O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, por isso a importância da dedicação de um mês inteiro para chamar atenção sobre a detecção precoce, já que as chances de cura são muito maiores se for descoberto logo no início”, afirmou a secretária de Saúde, Maria Célia Vasconcellos.

Os profissionais de saúde vão levar informações à população, dicas e orientações que ajudem a diagnosticar a doença no começo.

Na programação, a Policlínica Regional de Itaipu vai reunir mulheres nesta quarta-feira (09) às 9 h, para palestras, atividades e dinâmicas, com a participação da médica residente de enfermagem em Saúde Coletiva da UFF, Samyra Gambarelli, que falará sobre cânceres de mama e de colo de útero. Já a enfermeira Elaine Tardelli abordará atividade física. E a nutricionista Mônica Walter apresentará as relações entre obesidade e câncer.

Também no dia 09, às 9 h, o auditório da UBS Engenhoca recebe a médica mastologista Tereza Cypestre, que vai comandar uma palestra aos profissionais e pacientes da unidade sobre os cuidados com a doença.

Já no dia 22, às 8 h, acontece a caminhada no Horto do Fonseca. Ao final do ato, todos darão um “Abraço Rosa” entorno do chafariz, com a participação de profissionais da regional, usuários e a comunidade em geral. E no dia 28, às 9 h, mais uma palestra de Tereza Cypreste sobre prevenção ao câncer de mama.

As Policlínicas de Piratininga, Engenhoca e Barreto, além de Unidades do Programa Médico de Família também terão atividades sobre o tema durante todo o mês.