A Prefeitura de Niterói detalhou o Plano Municipal de Mobilidade Sustentável, que inclui uma série de intervenções urbanas e viárias, algumas já em andamento e outras previstas para os próximos 10 anos com o objetivo de melhorar a mobilidade em toda a cidade. Segundo estudos preliminares, já em 2020, o tempo de deslocamento para quem usa o transporte público em Niterói cairá em torno de 10% depois da adoção das primeiras medidas. Até 2030, essa redução poderá chegar a 25%, uma média de 15 minutos a menos em cada deslocamento. O plano estará disponível para consulta pública de 1º de dezembro a 1º de janeiro para recebimento de sugestões.

 “Niterói passou os últimos 40 anos sem investimentos significativos em mobilidade. Nesse período, o número de veículos circulando na cidade aumentou mais de 15 vezes e a população dobrou”, disse o prefeito Rodrigo Neves, que continuou: “esse é o primeiro planejamento decenal da cidade, e vai melhorar muito o trânsito na cidade ao longo dos próximos anos. Algumas intervenções nesse sentido já foram feitas pelo governo, como a abertura do túnel Charitas-Cafubá, a construção da TransOceânica, o mergulhão da Praça Renascença e a duplicação da Marquês do Paraná, que está com suas obras em andamento”.

Entre as intervenções, está prevista a construção de um terminal de ônibus no bairro do Caramujo, que vai reduzir o número de coletivos que trafegam pela Alameda São Boaventura, no Fonseca. Todos os pontos de ônibus da Alameda serão transformados em estações idênticas às que existem na TransOceânica. Outra intervenção na região será a duplicação da Rua Benjamim Constant, no Barreto, que passará a funcionar em mão dupla.

Na Região Oceânica, será construída uma grande rotatória, em formato de praça, na entrada de Camboinhas, facilitando o acesso ao bairro.

No Centro, a Avenida Visconde do Rio Branco vai ganhar pista exclusiva para ônibus e estações de embarque/desembarque no canteiro central. Ainda no Centro, um túnel será construído no cruzamento da Avenida Jansen de Melo com Rua Marechal Deodoro.